LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: uma análise do currículo em ação versus o currículo possível.

Autores

  • Jose Wilson Melo Universidade Federal do Tocantins
  • Luzani Cardoso Barros Universidade Federal do Tocantins
  • Thiago Jose Oliveira Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v7i3.14317

Resumo

A formação dos discentes do curso de Pedagogia do município de Floriano/PI foi investigada com a intenção discutir a relevância do estudo dos fundamentos de várias áreas no processo de formação dos pedagogos. Para o estudo, foi utilizada como metodologia a aplicação de vinte e três questionários para estudantes do curso de Pedagogia, em dois períodos distintos, dezembro de 2011 e fevereiro de 2012. Analisou-se ainda a estrutura curricular do curso, de modo concomitante ao estudo de referenciais teóricos das áreas de formação de professores e currículo. Com relação à estrutura do curso, observa-se a conformidade com as diretrizes legais, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação para o curso de Pedagogia. Essa estrutura encontra-se organizada por atividades de fundamentação teórica, estudos complementares, atividades diversificadas e prática de ensino. Com a realização das entrevistas, as respostas dos acadêmicos levantaram alguns questionamentos, cujas respostas poderão advir da experiência vivenciada pela instituição de ensino, com o corpo docente, discente e sociedade local, considerados os objetivos e a missão do curso. A partir daí poderá ser definida a estrutura curricular capaz de abranger, além dos saberes técnicos e científicos, os valores morais e éticos a serem construídos pelos futuros pedagogos durante a formação universitária e ao longo do exercício profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jose Wilson Melo, Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins. Departamento de Cc. da Educação. Area: Cc. Humanas. Educação. Curriculo. Politicas Educacionais. Formação de Professores.

Luzani Cardoso Barros, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Pedagogia com Habilitação nas Matérias Pedagógicas do Ensino Médio (UNEB-BA). Especialista em Gestão Escolar (UFT). Bolsista CNPq. Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Thiago Jose Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Ciências Econômicas (UFT). Bolsista CAPES. Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Downloads

Publicado

17-12-2014

Como Citar

MELO, J. W.; BARROS, L. C.; OLIVEIRA, T. J. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: uma análise do currículo em ação versus o currículo possível. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 7, n. 3, 2014. DOI: 10.15687/rec.v7i3.14317. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.2014.v7n3.568585. Acesso em: 26 abr. 2024.