A PRÁTICA FILOSÓFICA COMO PRODUTORA DE CONCEITOS E A IMPORTÂNCIA DOS CONTEÚDOS NO ENSINO DE FILOSOFIA

Autores

  • Fernando Dala Santa Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v8i3.22095

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo destacar a importância dos conteúdos formais do ensino na educação em geral, e de forma específica no âmbito do ensino de filosofia no Ensino Médio. A escola possui um importante papel de transmissão da cultura, contribuindo no enriquecimento intelectual dos alunos, para tanto, se mostra necessária uma reflexão acerca dos problemas relativos aos conteúdos ministrados. A filosofia entendida como produtora de conceitos encontra no estudo dos conteúdos filosóficos formais um dos seus principais elementos. No entanto, o ensino da filosofia enquanto espaço de produção conceitual tem possibilidade de efetiva realização somente com a superação da clássica dicotomia entre filosofia e filosofar. A adoção de uma postura metodológica que articule a tradição filosófica com a apropriação crítica dos seus conteúdos por parte dos estudantes representa talvez o principal desafio dos professores de filosofia no âmbito do Ensino Médio. Palavras-chave: Filosofia, filosofar, ensino, conteúdos.

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Biografia do Autor

Fernando Dala Santa, Universidade de Passo Fundo

Filósofo, Mestre e Doutorando em Educação pelo PPGEdu da Universidade de Passo Fundo. Bolsista Prosup-Capes.

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Publicado

25-01-2016

Como Citar

DALA SANTA, F. A PRÁTICA FILOSÓFICA COMO PRODUTORA DE CONCEITOS E A IMPORTÂNCIA DOS CONTEÚDOS NO ENSINO DE FILOSOFIA. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 8, n. 3, 2016. DOI: 10.15687/rec.v8i3.22095. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.2015.v8n3.426436. Acesso em: 24 abr. 2024.