DA “ESCOLA NEOLIBERAL” À NECESSIDADE DA SUA REINVENÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i1.31462

Palavras-chave:

Educação, Políticas de nova direita, Parentocracia, Reinvenção da escola

Resumo

A Escola não tem permanecido indiferente ante as mudanças nos modos de produção e gestão empresarial, sobretudo pela influência da new public management. Em meio aos efeitos das soluções propugnadas pelas políticas educativas da Nova Direita na Escola, este texto pretende contribuir para, não só glosar as implicações que as políticas de segmentação, despersonalização e fragmentação empresarial têm tido ao nível das lideranças escolares, dos professores e das consequentes desigualdades sociais, como também recuperar reflexivamente três propostas de renovação para uma educação democrática e solidária. Estes pontos de análise são desenvolvidos a seguir a uma reflexão sobre a ideologia da parentocracia, em que o autor procura dar a conhecer o interesse que uma nova classe média tem na educação, como um bem privado, a fim de satisfazer e reproduzir os capitais nos seus filhos, à custa da acentuação da divisão social e técnica, com a perda progressiva da autonomia e independência dos atores escolares. Este trabalho situa-se no campo da administração educacional.

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Biografia do Autor

Álvaro Ribeiro, Universidade do Minho, Portugal.

Doutor em Educação pela Universidade do Minho e professor no Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

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Publicado

28-04-2017

Como Citar

RIBEIRO, Álvaro. DA “ESCOLA NEOLIBERAL” À NECESSIDADE DA SUA REINVENÇÃO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 8–30, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i1.31462. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i1.31462. Acesso em: 2 dez. 2024.