PEDAGOGIA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA?

da ausência e dos impactos no trabalho pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i2.35504

Palavras-chave:

Trabalho pedagógico. Pedagogia. Trabalho de pedagogas(os). Curso de Pedagogia.

Resumo

Esse artigo sistematiza pesquisa realizada nos últimos cinco anos, com o objetivo de estudar os movimentos de sentidos, a historicidade e o trabalho de pedagogas(os) (e, portanto, trabalho pedagógico) descritos nos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia gaúchos. Com base nesse estudo inicial, objetivou-se entender qual concepção de Pedagogia e de trabalho pedagógico das futuras(os) pedagogas(os) estão na base da elaboração desses projetos pedagógicos e nos discursos de gestores desses cursos. Tratou-se, então, de um estudo, em que as técnicas de produção de dados foram a) análise documental de dezoito projetos pedagógicos disponibilizados nos sites dos cursos de Pedagogia ou enviados, por e-mail, por Instituições de Ensino Superior (IES), localizadas no Estado do Rio Grande do Sul; b) realização de entrevista, mediante aplicação de questionário, enviado por e-mail, para oito coordenadores desses cursos. A análise dos dados produzidos indicou que são cursos de graduação em Educação e não em Pedagogia, nos quais há, inicialmente, do ponto de vista curricular, ênfase nos fundamentos da educação e, somente no final do curso, acontece inserção profissional no campo de trabalho. Essa pesquisa, portanto, ao procurar produzir novos conhecimentos sobre o campo teórico e prático da Pedagogia, possibilitou que se elaborem bases para uma revisão das propostas pedagógicas dos cursos de Pedagogia, de modo a se tornarem práxis assentada na cientificidade quanto ao estudo dos fenômenos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica da UFSM

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 3 ed. Lisboa: Edições 70, 2011.

BELLO, José Luiz de Paiva. “O fim da Pedagogia”. In: Pedagogia em Foco, Rio de Janeiro, 2008.

BOURDIEU, Pierre. Alta costura e alta cultura. Disponível em: http://www.mom.arq.ufmg.br/babel/textos/bourdieu-alta-costura.pdf. Acesso em: 24 jan. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP Nº 1/2006 - Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia. Brasília, DF, 2006.

______. Parecer n. 251/62. Currículo mínimo e duração para o curso de graduação em Pedagogia. Brasília, DF, 1963.

______. Conselho Federal de Educação. Parecer n. 252/1969. Estudos pedagógicos superiores. Mínimos de conteúdos e duração para o curso de graduação em pedagogia. Brasília, DF, 1969.

______. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BREZEZINSKI, Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. 4. Ed. Campinas: Papirus, 2002.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

FERRETTI, Celso João. Empresários, Trabalhadores e Educadores - Diferentes olhares sobre as relações trabalho e educação no Brasil anos recentes. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D; SANFELICE, José Luís (orgs.). Capitalismo, Trabalho e Educação. Campinas, SP: Autores Associados, HISTEDBR, 2002.

FERREIRA, Liliana Soares. “Gestão do pedagógico: de qual pedagógico se fala?”. In: Currículo sem Fronteiras, v. 8, n. 2, jul/dez 2008, pp. 176-189.

FERREIRA, Liliana Soares. “Pedagogia como ciência da educação: retomando uma discussão necessária”. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, vol. 91, n. 227, jan-abr 2010. pp. 233-251.

FERREIRA, Liliana Soares. Trabalho pedagógico na escola: sujeitos, tempo e conhecimentos. Curitiba: Editora CRV, 2017.

FIORIN, Bruna Pereira Alves; FERREIRA, Liliana Soares. O curso de pedagogia no Brasil: história e influência para o trabalho dos pedagogos. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.21, n. esp., p.44-65, jul./dez. 2013. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3293/2994>. Acesso em 10 jul. 2016

.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

LUZURIAGA, Lorenzo. Pedagogia. 3 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1960.

MARQUES, Mario Osorio. “Projeto pedagógico: a marca da escola”. In: Contexto & Educação, v.1, n.1, abr/jun, 1990, p. 16-28.

MARQUES, Mario Osorio. Educação/interlocução, aprendizagem/reconstrução de saberes. Ijuí: Editora UNIJUI, 1996

MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Pedagogia: elementos para sua determinação e outros escritos. Cuiabá: UFMT, 1992.

PEREIRA, Julio Emilio Diniz. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. In: Educação e Sociedade: Revista quadrimestral de Ciência da Educação. Centro de Estudos Educação e Sociedade (Cedes). n. 68. Campinas: Cedes, v. XX, f. VII, p. 109-125, 1999.

PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia – ciência da educação? SP: Cortez, 1996.

PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia e pedagogos – caminhos e perspectivas. SP: Cortez, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido. LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

PIMENTA, Selma Garrido; FUSARI, José Carlos; ALMEIDA, Maria Isabel; FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. “A construção da didática no GT Didática – análise de seus referenciais”. In: Revista Brasileira de Educação. V. 18, n. 52, jan-mar. 2013, pp. 143-241.

TOMAZETTI, Elisete Medianeira. Filosofia da educação – Um estudo sobre a história da disciplina no Brasil. Ijuí: Editora UNIJUI, 2003.

RIBAS, João Francisco Magno; FERREIRA, Liliana Soares. “Trabalho dos professores como práxis pedagógica”. In: Revista Movimento/b>. Porto Alegre, v. 20, n. 01, p. 125-143, jan/mar de 2014.

SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia no Brasil – História e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.

SILVA, Carmen Silvia Bissoli. da. Curso de pedagogia no Brasil: história e identidade. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

ZARIFIAN, Philippe. O tempo do trabalho: o tempo-devir frente ao tempo especializado. Tempo Social - Revista Sociológica da USP. São Paulo, p. 1-18, out. 2002.

Downloads

Publicado

31-08-2017

Como Citar

FERREIRA, L. S. PEDAGOGIA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA? da ausência e dos impactos no trabalho pedagógico. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 174–190, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i2.35504. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i2.35504. Acesso em: 18 nov. 2024.