A (RE)ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO NO RIO GRANDE DO SUL

desafios de realizar práticas interdisciplinares em contextos disciplinares

Autores

  • Hellen Gregol Araujo Universidade Federal do Rio Grande, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i3.28614

Palavras-chave:

Reestruturação curricular., Ensino Médio., Interdisciplinaridade.

Resumo

O presente artigo é resultado da investigação da reestruturação curricular no Ensino Médio no Rio Grande do Sul por meio de relatos produzidos por professores de Ciências da Natureza e Matemática nos dois primeiros anos de implantação da proposta. Objetivamos compreender os sentidos atribuídos à interdisciplinaridade na sala de aula do Seminário Integrado. Com uma abordagem fenomenológico-hermenêutica, analisamos relatos produzidos por professores em um processo de formação e utilizamos como ferramenta de análise a Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi. Pudemos constatar que a interdisciplinaridade realizada pela maioria dos professores não configura o que os teóricos entendem por interdisciplinaridade, mas sim outras possibilidades, a primeira é baseada nos professores que abordam o tema proposto no Seminário Integrado (SI) em suas disciplinas, a segunda é quando os alunos ficam responsáveis por procurar os conteúdos do tema principal de acordo com as disciplinas. Por fim, consideramos que a compreensão da proposta pode ser facilitada à medida que investimos em formação cotidiana, pois, por meio da formação, conseguimos lidar com as dificuldades do dia a dia, trocamos experiência, dialogamos com o outro e nos encontramos enquanto seres inacabados que somos.

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Biografia do Autor

Hellen Gregol Araujo, Universidade Federal do Rio Grande, Brasil.

Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande.

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Publicado

31-12-2017

Como Citar

ARAUJO, H. G. A (RE)ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO NO RIO GRANDE DO SUL: desafios de realizar práticas interdisciplinares em contextos disciplinares. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 494–508, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i3.28614. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i3.28614. Acesso em: 15 nov. 2024.