O CURRÍCULO DA/NA REDE MUNICIPAL DE MARINGÁ
o recorte em uma escola
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v1n11.33016Palavras-chave:
Currículo, Escola, EducadoresResumo
Este artigo tem como objetivo de estudo a percepção de educadores de uma escola de Maringá-PR sobre o currículo. Dessa forma buscou-se apresentar discussões acerca dos conceitos de currículo por meio de referencial bibliográfico analisando as obras de Sacristán (1998 e 2000), Silva (2003, 2004, e 2010), Goodson (2012), Arroyo (2011) e Moreira (2007) e considerando a configuração de currículo presente em documentos oficiais emitidos pelo Ministério da Educação, Secretaria de Educação do Estado do Paraná e do município de Maringá. Além disso, apresenta o percurso histórico para a construção do Currículo para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, documento este elaborado e adotado pela rede municipal de ensino do referido município. Ao mesmo tempo, foi aplicado um questionário, no intuito de verificar a percepção dos educadores de uma escola sobre currículo e a respeito do processo de elaboração do currículo da rede municipal. Verificou-se que os educadores possuem uma ideia de currículo atrelada a uma concepção tradicional, mesmo tendo eles participado de vários estudos e leituras que antecederam a elaboração do Currículo para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
Downloads
Métricas
Referências
ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2011.
BEANE, J. A. Integração curricular: a essência de uma escola democrática. Currículo sem Fronteiras, v.3, n.2, pp. 91-110, Jul/Dez 2003. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol3iss2articles/beane.pdf>. Acesso em: 21 de março de 2014.
BRASIL. Câmara dos Deputados. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais: Ensino de quinta à oitava série. Brasília: MEC/SEF, 1997a.
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.
DUARTE, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar. Curitiba: Editora UFPR, n. 24, p. 213-225, 2004.
GASPARIN, J. L. Uma didática para pedagogia histórico-crítica. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
GOMES, N. L. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
GOODSON, I. F. Currículo: Teoria e História. 10. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1985.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MARINGÁ, Secretaria Municipal de Educação. Currículo para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Maringá: SEDUC, 2013.
MATOS, M. C. de; PAIVA, E. V. Currículo integrado e formação docente: Entre diferentes concepções e práticas. Vertente. Nº 33. São João Del Rey: Universidade Federal de São João Del Rey, 2009. Disponível em: <http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/Vertentes/Maria%20do%20Carmo%20e%20Edil.pdf>. Acesso em 20 de março de 2014.
MOREIRA, A. F. B. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
OLIVEIRA, S. L. de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Currículo Básico para a Escola Pública do Estado do Paraná. Curitiba: Departamento de Educação Básica, 1990.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Ciências para o Ensino Fundamental. Curitiba: Departamento de Educação Básica, 2008.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Ensino Fundamental de nove anos: orientações pedagógicas para os anos iniciais. Curitiba: Departamento de Educação Básica, 2010.
RIBEIRO, V. M. B. A construção do conhecimento, o currículo e a escola básica. Em Aberto, Brasília, ano 12, n.58, abr./jun. 1993. Disponível em <http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/858/770>. Acesso em: 10 de março de 2014.
SACRISTÁN, J. G.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
SACRISTÁN, J G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SAVIANI, N. Currículo: um grande desafio para o professor. Revista de Educação. Nº 16. São Paulo, 2003 – pp. 35-38. Disponível em <http://ead.opet.net.br/conteudo/ead/Moodle_2.0/graduacao/pedagogia_2013/org_tra_peda/PDF/LEITURA_2_aula_7.pdf>. Acesso em: 15 de março de 2014.
SILVA, M. C. da; QUELUZ, G. Noções das Relações entre o Ensino de Ciências e os acontecimentos históricos que envolvem a Ciência, a Tecnologia e o Ambiente. Coletânea “Educação & Tecnologia”. Curitiba: Editora do CEFET-PR, p. 46-69, 2003. Disponível em: <http://www.pessoal.utfpr.edu.br/macloviasilva/arquivos/nocoes_ensino_ciencia.pdf>. Acesso em: 10 de novembro de 2013.
SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SILVA, T. T. da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.