CURRÍCULO E EDUCAÇÃO NO CAMPO: entre as lutas por uma formação humana crítica e as proposições pós-críticas do educar.

  • Cláudio Eduardo Félix dos santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Cléber Eduão Ferreira FUNDIFRAN

Resumo

Na década de 1990 foi construído um movimento educativo composto por movimentos sociais, sindicatos rurais, associações, universidades, Organizações Não-Governamentais que se intitulou “Movimento por uma Educação do Campo". Desta ampla unidade desdobraram-se discussões, estudos, manifestações e conquista de políticas públicas no âmbito educacional para os trabalhadores do campo. Neste artigo analisamos as proposições sobre currículo e formação humana em duas matrizes de fontes, quais sejam: a) os cadernos sobre educação do campo (editados pelo respectivo movimento) e b) A “Proposta curricular para as escolas do campo no território do Velho Chico” (elaborada por educadores e instituições governamentais e não-governamentais nesta região do semiárido baiano). O objetivo deste artigo é analisar a relação entre a perspectiva de formação humana crítica reivindicada pelas propostas de educação do campo aqui estudadas e as influências das perspectivas pós-críticas/pós-modernas no plano da teoria pedagógica nas proposições sobre o currículo para as escolas do campo.

Palavras-chave: educação no campo, luta de classes, currículo.

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Biografia do Autor

Cláudio Eduardo Félix dos santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciado em História (UPE), Mestre em educação (UFPE) e Doutor em educação (UFBA). Docente no Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia  onde leciona nas licenciaturas e no programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e sociedade. Coordenador do grupo de pesquisa Estudos marxistas em memória e história da educação, integrado ao Museu Pedagógico Padre Palmeira (UESB).

Cléber Eduão Ferreira, FUNDIFRAN
graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração e Coordenação de Projetos Pedagógicos. Tem experiência em gestão cultural. Participou do Curso de Formação de Gestores Culturais do Sistema Nacional de Cultura, promovido pelo Ministério da Cultura - MinC em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - SECULT (2010). Especialização em Gestão Educacional (Faculdade São Salvador) e especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial do Semi-Árido Baiano pela Universidade Federal do Recôncavo - UFRB/CFP (2011/2012). Mestrado Profissional em Educação do Campo pela UFRB/CFP

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Publicado
2018-08-31
Como Citar
FÉLIX DOS SANTOS, C. E.; FERREIRA, C. E. CURRÍCULO E EDUCAÇÃO NO CAMPO: entre as lutas por uma formação humana crítica e as proposições pós-críticas do educar. Revista Espaço do Currículo, v. 2, n. 11, 31 ago. 2018.