PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
a experiência de Bauru-SP
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39616Palavras-chave:
Currículo, Educação Infantil, Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-culturalResumo
Apresentamos e colocamos em debate nesse artigo a proposta curricular para a educação infantil do sistema municipal de Bauru (SP), elaborada como processo de construção coletiva no período de 2011 a 2016 em parceria estreita com a universidade pública. Após breve contextualização acerca do modo de organização coletiva do trabalho que resultou na produção da matriz curricular que compõe a proposta pedagógica do município, descrevemos a estrutura do currículo em cinco grandes áreas (Arte, Ciência, Cultura Corporal, Língua Portuguesa e Matemática), duas delas desdobradas em subáreas (Ciências da Natureza e Ciências da Sociedade; Arte literária, Artes Visuais e Música). Destacamos o objetivo geral e eixos estruturantes de cada área, argumentando sobre sua importância como conteúdo curricular para a educação infantil tendo em vista a intencionalidade pedagógica de promoção do desenvolvimento omnilateral da criança. No curso da argumentação, travaremos diálogo com questões e polêmicas em torno da pertinência ou não do currículo como dispositivo mediador da práxis pedagógica na educação infantil e de sua organização em torno de áreas de conhecimento; abordando o problema da especificidade da educação infantil na elaboração e concretização do currículo e trazendo apontamentos preliminares para o diálogo crítico e propositivo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.
Downloads
Métricas
Referências
ABRANTES, A. A. Arte Literária. In: PASQUALINI; TSUHAKO. (orgs.) Proposta pedagógica da educação infantil do sistema municipal de ensino de Bauru/SP. p.539-561. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016.
MORIM, A. L. N.; DIAS, A. A. Currículo e educação infantil: uma análise dos documentos curriculares nacionais. Espaço do currículo, v.4, n.2, pp.125-137, set 2011 a mar 2012.
BARBOSA, M. C. S.; RICHTER, S. R. S. Campos de Experiência: uma possibilidade para interrogar o currículo. In: Daniela Finco, Maria Carmen Silveira Barbosa, Ana Lúcia Goulart de Faria (orgs). Campos de experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. pp.185-198. Campinas-SP: Edições Leitura Crítica, 2015.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/ CEB n.5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: Diário Oficial da União. 18 de dez 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_19mar2018_versaofinal.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2018.
CORRÊA, M. C. A.; DANGIÓ, M. C. S.; PEREIRA, A. C. S.; VALLINO, C. A.; FERNANDES, C. M.; CAMPOS, M. B.; ARANDA, N.; FELIPE, S. R. R.; GARDIOLO. Língua Portuguesa. In: PASQUALINI; TSUHAKO. (orgs.) Proposta pedagógica da educação infantil do sistema municipal de ensino de Bauru/SP. p.177-206. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016.
DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 2.ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2001.
FREITAS, L. C. BNCC: uma base para o gerencialismo-populista. Avaliação Educacional: Blog do Freitas, 2017. Disponível em: <https://avaliacaoeducacional.com/2017/04/07/bncc-uma-base-para-o-gerencialismo-populista/>. Acesso em: 30 abr. 2018.
HERRERA, I. L.; CAMPOS, A. E. L.; FREITAS, M. A. F.; SANTOS, S. M. P.; PEREIRA, T. L. G. Matemática. In: PASQUALINI; TSUHAKO. (orgs.) Proposta pedagógica da educação infantil do sistema municipal de ensino de Bauru/SP. p.207-249. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016.
LAZARETTI, L. M. Uma palavra sobre currículo na educação infantil. In: PASQUALINI; TSUHAKO. (orgs.) Proposta pedagógica da educação infantil do sistema municipal de ensino de Bauru/SP. p.165-175. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016.
NEVES, J. C. T. Ciência. In: PASQUALINI; TSUHAKO. (orgs.) Proposta pedagógica da educação infantil do sistema municipal de ensino de Bauru/SP. p.251-263. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016.
NEVES, J. C. T.; YACOVENCO, M. A. S.; PAULA, A. P. T.; SANTOS, F. S. S.; NÓBREGA, M. B.; ZUQUIERI, R. C. B.; REIS, S. S. F.; LEUTWILLER, V. A. M.; PADOVINI, B. R. S.; AGUDO, M. M.; TEIXEIRA, L. A. Ciências da Natureza. In: PASQUALINI; TSUHAKO. (orgs.) Proposta pedagógica da educação infantil do sistema municipal de ensino de Bauru/SP. p.265-332. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016.
PASQUALINI, J. C. Proposta pedagógica do sistema municipal de ensino de Bauru (SP) para a educação infantil: uma experiência de extensão universitária. Anais do VII Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
PASQUALINI; TSUHAKO. (orgs.) Proposta pedagógica para a educação infantil do sistema municipal de ensino de Bauru/SP. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016. Disponível em: < http://www.bauru.sp.gov.br/arquivos2/arquivos_site/sec_educacao/proposta_pedagogica_educacao_infantil.pdf >. Acesso em: 30 abr. 2018.
PASQUALINI, J. C. Construção e implementação de uma proposta pedagógica para a educação infantil: reflexões e indicativos para a ação concreta. In: PASQUALINI, J. C., TEIXEIRA, L. A.; AGUDO, M. M. Pedagogia histórico-crítica: legado e perspectivas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018.
RODRIGUES, S. M. P.; BERTIZOLI, J. V. F.; PEREZ, F. R. P.; ANDRÉ, L. A.; ROSSETO, M. A. V.; SOUZA, R. A. D.; BIONDO, G. J. Artes Visuais. In: PASQUALINI; TSUHAKO. (orgs.) Proposta pedagógica da educação infantil do sistema municipal de ensino de Bauru/SP. p.459-503. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016.
SANTOS, L. L. C. P.; DINIZ-PEREIRA, J. E. Tentativas de padronização do currículo e da formação de professores no Brasil. Cad. Cedes, v. 36, n. 100, p. 281-300, set.-dez., 2016.
SANTOS, R. R. S.; MODOLO, A. K. B. C.; SANTOS, C. A. S.; SANTOS, S. F. G.; ROSSI, F.; NASCIMENTO, C. P. Cultura Corporal. In: PASQUALINI; TSUHAKO. (orgs.) Proposta pedagógica da educação infantil do sistema municipal de ensino de Bauru/SP. p.399-441. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016.
TSUHAKO, Y. N.; SERRANO, C. A. D.; SAVI, D. M.; PURINI, G. L.; ANUNCIAÇÃO, L. M. R. L.; NASCIMENTO, L. S. B. Música. In: PASQUALINI; TSUHAKO. (orgs.) Proposta pedagógica da educação infantil do sistema municipal de ensino de Bauru/SP. p.505-538. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016.
YACOVENCO, M. A. S.; PAULA, A. P. T.; PADOVINI, B. R. S.; NÓBREGA, M. B.; ZUQUIERI, R. C. B.; REIS, S. S. F.; LEUTWILLER, V. A. M.; MARTINS, F. R.; TEIXEIRA, L. A.; OLIVEIRA, T. T; PASQUALINI, J. C. Ciências da Sociedade. In: PASQUALINI; TSUHAKO. (orgs.) Proposta pedagógica da educação infantil do sistema municipal de ensino de Bauru/SP. p.333-398. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.