PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

a experiência de Bauru-SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39616

Palavras-chave:

Currículo, Educação Infantil, Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural

Resumo

Apresentamos e colocamos em debate nesse artigo a proposta curricular para a educação infantil do sistema municipal de Bauru (SP), elaborada como processo de construção coletiva no período de 2011 a 2016 em parceria estreita com a universidade pública. Após breve contextualização acerca do modo de organização coletiva do trabalho que resultou na produção da matriz curricular que compõe a proposta pedagógica do município, descrevemos a estrutura do currículo em cinco grandes áreas (Arte, Ciência, Cultura Corporal, Língua Portuguesa e Matemática), duas delas desdobradas em subáreas (Ciências da Natureza e Ciências da Sociedade; Arte literária, Artes Visuais e Música). Destacamos o objetivo geral e eixos estruturantes de cada área, argumentando sobre sua importância como conteúdo curricular para a educação infantil tendo em vista a intencionalidade pedagógica de promoção do desenvolvimento omnilateral da criança. No curso da argumentação, travaremos diálogo com questões e polêmicas em torno da pertinência ou não do currículo como dispositivo mediador da práxis pedagógica na educação infantil e de sua organização em torno de áreas de conhecimento; abordando o problema da especificidade da educação infantil na elaboração e concretização do currículo e trazendo apontamentos preliminares para o diálogo crítico e propositivo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Campregher Pasqualini, Universidade Estadual Paulista, Brasil.

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista e Docente do Departamento de Psicologia da UNESP/Bauru e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP/Araraquara.

Referências

ABRANTES, A. A. Arte Literária. In: PASQUALINI; TSUHAKO. (orgs.) Proposta pedagógica da educação infantil do sistema municipal de ensino de Bauru/SP. p.539-561. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016.

MORIM, A. L. N.; DIAS, A. A. Currículo e educação infantil: uma análise dos documentos curriculares nacionais. Espaço do currículo, v.4, n.2, pp.125-137, set 2011 a mar 2012.

BARBOSA, M. C. S.; RICHTER, S. R. S. Campos de Experiência: uma possibilidade para interrogar o currículo. In: Daniela Finco, Maria Carmen Silveira Barbosa, Ana Lúcia Goulart de Faria (orgs). Campos de experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. pp.185-198. Campinas-SP: Edições Leitura Crítica, 2015.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/ CEB n.5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: Diário Oficial da União. 18 de dez 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_19mar2018_versaofinal.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2018.

CORRÊA, M. C. A.; DANGIÓ, M. C. S.; PEREIRA, A. C. S.; VALLINO, C. A.; FERNANDES, C. M.; CAMPOS, M. B.; ARANDA, N.; FELIPE, S. R. R.; GARDIOLO. Língua Portuguesa. In: PASQUALINI; TSUHAKO. (orgs.) Proposta pedagógica da educação infantil do sistema municipal de ensino de Bauru/SP. p.177-206. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016.

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 2.ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2001.

FREITAS, L. C. BNCC: uma base para o gerencialismo-populista. Avaliação Educacional: Blog do Freitas, 2017. Disponível em: <https://avaliacaoeducacional.com/2017/04/07/bncc-uma-base-para-o-gerencialismo-populista/>. Acesso em: 30 abr. 2018.

HERRERA, I. L.; CAMPOS, A. E. L.; FREITAS, M. A. F.; SANTOS, S. M. P.; PEREIRA, T. L. G. Matemática. In: PASQUALINI; TSUHAKO. (orgs.) Proposta pedagógica da educação infantil do sistema municipal de ensino de Bauru/SP. p.207-249. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016.

LAZARETTI, L. M. Uma palavra sobre currículo na educação infantil. In: PASQUALINI; TSUHAKO. (orgs.) Proposta pedagógica da educação infantil do sistema municipal de ensino de Bauru/SP. p.165-175. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016.

NEVES, J. C. T. Ciência. In: PASQUALINI; TSUHAKO. (orgs.) Proposta pedagógica da educação infantil do sistema municipal de ensino de Bauru/SP. p.251-263. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016.

NEVES, J. C. T.; YACOVENCO, M. A. S.; PAULA, A. P. T.; SANTOS, F. S. S.; NÓBREGA, M. B.; ZUQUIERI, R. C. B.; REIS, S. S. F.; LEUTWILLER, V. A. M.; PADOVINI, B. R. S.; AGUDO, M. M.; TEIXEIRA, L. A. Ciências da Natureza. In: PASQUALINI; TSUHAKO. (orgs.) Proposta pedagógica da educação infantil do sistema municipal de ensino de Bauru/SP. p.265-332. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016.

PASQUALINI, J. C. Proposta pedagógica do sistema municipal de ensino de Bauru (SP) para a educação infantil: uma experiência de extensão universitária. Anais do VII Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.

PASQUALINI; TSUHAKO. (orgs.) Proposta pedagógica para a educação infantil do sistema municipal de ensino de Bauru/SP. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016. Disponível em: < http://www.bauru.sp.gov.br/arquivos2/arquivos_site/sec_educacao/proposta_pedagogica_educacao_infantil.pdf >. Acesso em: 30 abr. 2018.

PASQUALINI, J. C. Construção e implementação de uma proposta pedagógica para a educação infantil: reflexões e indicativos para a ação concreta. In: PASQUALINI, J. C., TEIXEIRA, L. A.; AGUDO, M. M. Pedagogia histórico-crítica: legado e perspectivas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018.

RODRIGUES, S. M. P.; BERTIZOLI, J. V. F.; PEREZ, F. R. P.; ANDRÉ, L. A.; ROSSETO, M. A. V.; SOUZA, R. A. D.; BIONDO, G. J. Artes Visuais. In: PASQUALINI; TSUHAKO. (orgs.) Proposta pedagógica da educação infantil do sistema municipal de ensino de Bauru/SP. p.459-503. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016.

SANTOS, L. L. C. P.; DINIZ-PEREIRA, J. E. Tentativas de padronização do currículo e da formação de professores no Brasil. Cad. Cedes, v. 36, n. 100, p. 281-300, set.-dez., 2016.

SANTOS, R. R. S.; MODOLO, A. K. B. C.; SANTOS, C. A. S.; SANTOS, S. F. G.; ROSSI, F.; NASCIMENTO, C. P. Cultura Corporal. In: PASQUALINI; TSUHAKO. (orgs.) Proposta pedagógica da educação infantil do sistema municipal de ensino de Bauru/SP. p.399-441. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016.

TSUHAKO, Y. N.; SERRANO, C. A. D.; SAVI, D. M.; PURINI, G. L.; ANUNCIAÇÃO, L. M. R. L.; NASCIMENTO, L. S. B. Música. In: PASQUALINI; TSUHAKO. (orgs.) Proposta pedagógica da educação infantil do sistema municipal de ensino de Bauru/SP. p.505-538. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016.

YACOVENCO, M. A. S.; PAULA, A. P. T.; PADOVINI, B. R. S.; NÓBREGA, M. B.; ZUQUIERI, R. C. B.; REIS, S. S. F.; LEUTWILLER, V. A. M.; MARTINS, F. R.; TEIXEIRA, L. A.; OLIVEIRA, T. T; PASQUALINI, J. C. Ciências da Sociedade. In: PASQUALINI; TSUHAKO. (orgs.) Proposta pedagógica da educação infantil do sistema municipal de ensino de Bauru/SP. p.333-398. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016.

Downloads

Publicado

31-08-2018

Como Citar

PASQUALINI, J. C. PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: a experiência de Bauru-SP. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 154–167, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39616. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39616. Acesso em: 18 nov. 2024.