O ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO

  • Helloysa Bragueto Moreira Rede Estadual de Educação do Paraná
  • Paulino José Orso Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Resumo

O presente artigo é resultado de estudos e pesquisas desenvolvidos no curso de especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica do Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense-CTESOP. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico com o objetivo demonstrar que o ensino organizado e planejado na educação infantil apresenta grande possibilidade de viabilizar o pleno desenvolvimento da criança por meio da apropriação das qualidades humanas produzidas historicamente. Pautado na Pedagogia Histórico-Crítica e na psicologia histórico-cultural, primeiramente, contextualizamos a infância e o ensino, apontando alguns aspectos históricos e a concepção do desenvolvimento da criança na perspectiva da psicologia histórico-cultural. Depois, analisamos o ensino na educação infantil pautado na pedagógica histórico-crítica com o intuito de verificar a importância dessa teoria na realização do trabalho pedagógico com vistas ao desenvolvimento humano.

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Biografia do Autor

Helloysa Bragueto Moreira, Rede Estadual de Educação do Paraná
Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e professora pedagoga da rede estadual de ensino do Paraná.
Paulino José Orso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutor em História e Filosofia da Educação pela Unicamp,

Docente dos cursos de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Unioeste

Líder do Grupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação da Região Oeste do Paraná - HISTEDOPR

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Publicado
2018-08-31
Como Citar
MOREIRA, H. B.; ORSO, P. J. O ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO. Revista Espaço do Currículo, v. 2, n. 11, 31 ago. 2018.