TÃO PERTO E TÃO LONGE
escolas próximas a unidades de conservação e os desafios para a ambientalização do currículo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v3n11.42333Palavras-chave:
Ambientalização do Currículo, Unidades de Conservação, Escola, Educação AmbientalResumo
Este artigo tem como objetivo compreender os aspectos que motivam a aproximação ou que dificultam as relações entre escolas e unidades de conservação. Busca, também, observar se essas relações influenciam na ambientalização do currículo escolar. Os estudos foram realizados a partir de uma abordagem etnográfica, em escolas próximas a unidades de conservação em Porto Alegre e Viamão, RS, entre 2014 e 2018. Observaram-se fatores que facilitavam a aproximação entre as escolas e as unidades de conservação, como os investimentos dos funcionários das unidades de conservação na promoção da educação ambiental nas escolas, a presença de professores e de gestores engajados com as questões ambientais, e os incentivos de políticas públicas, como o "Programa Mais Educação" e a legislação referente à educação ambiental. Outros elementos, ao contrário, impediam ou dificultavam essa relação, entre os quais podemos citar a carência de recursos humanos e financeiros, a violência nos locais, os limites de certas políticas educacionais - que podem levar a uma rigidez no currículo -, a imposição das regras de acesso e de uso das unidades de conservação e os conflitos históricos da implantação destas instituições no Brasil.
Downloads
Métricas
Referências
BARRIGA, Ángel Díaz. Curriculum: una mirada sobre su desarrollo y sus retos. In: WESTBURY, Ian. ¿Hacia donde va el curriculum? La contribuición de la teoria deliberadora. Massanet de la Selva (Girona): Ediciones Pomares, 2012. p. 163-175.
BORGES, Marcelo Gules. Formas de aprender em um mundo mais que humano: emaranhados de pessoas, coisas e instituições na ambientalização do contexto escolar. 2014. 197f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
BRASIL. Lei no 9.985, de 18 de julho de 2000. Regulamenta o art. 225, § 1, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências. Brasília, 18 jul. 2000. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9985.htm>. Acesso em: 06 mai. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania. Coordenação-geral de Educação Ambiental. Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE Escolas Sustentáveis - Guia de Orientações Operacionais. Brasília, 2014. Disponível em: <http://pdeinterativo.mec.gov.br/arquivo/pdf/Guia_PDDE_2014_Sustentavel.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2015.
CARVALHO, Isabel Cristina Moura. Paisagem, historicidade e ambiente: as várias naturezas da natureza. Paisagem, historicidade e ambiente: as várias naturezas da natureza. Confluenze, Bolonha, v. 1, n. 1, p. 136-157, 2009.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; FARIAS, Carmen Roselaine; PEREIRA, Marcos Villela. A missão “ecocivilizatória” e as novas moralidades ecológicas: a educação ambiental entre a norma e a antinormatividade. Ambiente e Sociedade, Campinas, v. 14, n. 2, p. 35-49, jul./dez. 2011.
CARVALHO, Isabel Cristina Moura; TONIOL, Rodrigo. Ambientalização, cultura e educação: diálogos, traduções e inteligibilidades possíveis desde um estudo antropológico da educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 1, p. 28-39, 2010.
DEBETIR, Emiliana. Gestão de unidades de conservação sob influência de áreas urbanas: diagnóstico e estratégias de gestão na Ilha de Santa Catarina – Brasil. 2006. 247 p. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
DIEGUES, Antonio Carlos Santana. O mito moderno da natureza intocada. 3. ed. São Paulo: Hucitec Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras, USP, 2000.
FARIAS, Carmem Roselaine de Oliveira. A ambientalização do currículo do ensino básico segundo nossos olhares e práticas de pesquisa. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 9., 2013, Girona: 2013. Anais do IX Congresso Internacional sobre Investigación en Didáctica de Las Ciencias. Girona, 2013. Disponível em <http://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/307065>. Acesso em 11 dez. 2017.
FORQUILHA, Salvador. Inquérito de Terreno: É possível falar de rigor em metodologias qualitativas? Em que condições e usando que critérios? Maputo: IESE, 2013. Disponível em <http://www.iese.ac.mz/lib/publication/outras/TD/TD-SF.pdf>. Acesso em 13 nov. 2015.
FRIZZO, Taís Cristine Ernst. Educação e Natureza: os desafios da ambientalização em escolas próximas a unidades de conservação. 2018. 281 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8085>. Acesso em: 30 mai. 2018.
LAYRARGUES, Philippe Pomier. O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de. Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo, Cortez, 2011. p. 185-225.
LEITE LOPES, José Sergio. Sobre processos de ambientalização dos conflitos e sobre dilemas da participação. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 12, n. 12, p. 31-64, 2006.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; AMORIM, Érica Pereira; AZEVEDO, Luísa; COSSÍO, Maurício Blanco. Conteúdos, Gestão e Percepção da Educação Ambiental nas Escolas. In: TRAJBER, Rachel; MENDONÇA, Patrícia Ramos. (orgs.) Educação na diversidade: o que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2007. p. 35-79.
GROHE, Sandra Lilian Silveira. Escolas Sustentáveis: três experiências no município de São Leopoldo - RS. 2015. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
MACHADO, Júlia Teixeira. Educação ambiental: um estudo sobre a ambientalização do cotidiano escolar. 2014. 246 f. Tese (Doutorado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada, Universidade Estadual de São Paulo, Piracicaba, 2014.
MATOS, Mauricio dos Santos; MARIA, Tathiana Popak. Concepções de ambiente em atividades de educação ambiental desenvolvidas em um parque municipal. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 19-29, 2013.
MUHLE, Rita Paradeda; FRIZZO, Taís Cristine Ernst. Quando a natureza afasta o humano. In: LOPES, José Rogério; SILVA, Adimilson Renato da; SCHIERHOLT, Anelise Fabiana Paiva; MEIRELLES, Mauro (orgs.). Panorama das políticas culturais e ambientais no Brasil. V. 2. Porto Alegre: CirKula, 2016. p. 175-188. Disponível em: . Acesso em: 01 mar. 2017. ISBN 9788567442693.
NUNES, Letícia B. e CARVALHO, Isabel C. M. Ambientalização do Ensino Médio: impactos do Novo ENEM - 2009. In: MOSTRA DE PESQUISA DA PÓS-GRADUAÇÃO, 5., 2010, Porto Alegre. Anais da V Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. Disponível em: <http://www.pucrs.br/edipucrs/Vmostra/ V_MOSTRA_PDF/Educacao/82528-LETICIA_BASTOS_NUNES.pdf>. Acesso em: 23 set. 2013.
RIO GRANDE DO SUL. Decreto Estadual n. 53.037, de 20 de maio de 2016. Institui e regulamenta o Sistema Estadual de Unidades de Conservação – SEUC. Porto Alegre, 20 de maio de 2016. Disponível em: <http://www.al.rs.gov.br/filerepository/repLegis/arquivos/ DEC%2053.037.pdf>. Acesso em: 23 out. 2015.
ROCHA, Keili Luci; AHLERT, Alvori; CARNIATTO, Irene. Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) como espeço para a educação ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v.12, n. 5, p. 10-24, 2017.
SACRISTÁN, José Gimeno. Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SOUZA, Nadir Leandro de. Unidades de Conservação em Áreas Urbanas - o caso Do Parque Cinturão Verde de Cianorte – Módulo Mandhuy. Raega, Curitiba, v. 23, p. 448-488, 2011.
SOUZA, Wesley de; AGUIAR, Renata Gonçalves. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 172-191, 2018.
TRAJBER, Rachel; MENDONÇA, Patrícia Ramos. (orgs.) Educação na diversidade: o que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.