CURRÍCULOS PRATICADOSPENSADOS NOS COTIDIANOS DA EJA
condições e procedimentos de tradução
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n2.38641Palavras-chave:
Currículos praticadospensados., Educação de jovens e adultos., Cotidianos.Resumo
O que acontece nos cotidianos escolares, nas relações entre professores e estudantes, a maneira como constroem conhecimento, afetividades e interagem nos espaços-lugares de uso diário, é sempre mais amplo e possível do que verticalmente estabelecem os currículos prescritos. Compreender como são praticadospensados estes diferentes currículos nos cotidianos da educação de jovens, adultos e idosos, e de como praticantes desta modalidade educativa resistem a lógica monocultural de conhecimento e re-ligam saberes, criando táticas operacionais de aprendizagem, constituem objetivos deste trabalho. A compreensão dessa realidade – existente-possível, vincula-se aos estudos acerca do pensamento complexo, das pesquisas nosdoscom os cotidianos e de reflexões acerca da sociologia das ausências e das emergências. Assim, um mergulho profundo nos cotidianos de professores desta modalidade educativa se caracterizou procedimento metodológico indispensável para que fosse possível conhecer, desde dentro, como estes professores enfrentam as condições postas pela realidade do conhecimento curricular hegemônico e quais procedimentos de tradução vêm-se produzindo nas interações que mantêm com o grupo. O enlace das diferentes práticas curriculares revelou indícios de luta, de resistência e de criatividade, específicas de processos educativos democratizantes, contribuindo com o debate no atual contexto das reformas políticas em educação, e na maneira de como os saberes produzidos na EJA não partem da premissa de um conhecimento geral e nem de uma ignorância geral.
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