ENSINO DE FILOSOFIA E CRIAÇÕES CURRICULARES NA ESCOLA

Autores

  • Andréa Scopel Piol Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.
  • Jair Miranda de Paiva Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6986-3213

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n2.39191

Palavras-chave:

Filosofia., Ensino., Currículos., Criação.

Resumo

Este trabalho objetiva discutir a problemática do ensino de Filosofia e seus agenciamentos curriculares, na perspectiva da experiência de pensamento, em interface com as criações curriculares cotidianas. Apontamos a tensão existente entre, de um lado, a proposta salutar de uma metodologia do ensino de filosofia, dos requisitos imprescindíveis a um professor de filosofia no ensino médio e, de outro lado, o reconhecimento de que, nas escolas públicas brasileiras, professores e professoras de filosofia e de outras habilitações engendram outras práticas curriculares, considerando que, nos cotidianos escolares, no fazer-se professor pelo ensino, são produzidos currículos e invenções. Apontamos para possibilidades insuspeitas aos professores e professoras de filosofia efetivarem experiências de pensamento com seus alunos, experiências livres, transgressoras, potentes e criadoras.

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Biografia do Autor

Andréa Scopel Piol, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Mestre em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo e  Professora de Suporte Pedagógico do Secretaria Municipal de Educação de Aracruz.

Jair Miranda de Paiva, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e Associado da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

26-05-2019

Como Citar

PIOL, A. S.; PAIVA, J. M. de. ENSINO DE FILOSOFIA E CRIAÇÕES CURRICULARES NA ESCOLA. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 252–267, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n2.39191. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n2.39191. Acesso em: 18 nov. 2024.