ENSINO DE FILOSOFIA E CRIAÇÕES CURRICULARES NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n2.39191Palavras-chave:
Filosofia., Ensino., Currículos., Criação.Resumo
Este trabalho objetiva discutir a problemática do ensino de Filosofia e seus agenciamentos curriculares, na perspectiva da experiência de pensamento, em interface com as criações curriculares cotidianas. Apontamos a tensão existente entre, de um lado, a proposta salutar de uma metodologia do ensino de filosofia, dos requisitos imprescindíveis a um professor de filosofia no ensino médio e, de outro lado, o reconhecimento de que, nas escolas públicas brasileiras, professores e professoras de filosofia e de outras habilitações engendram outras práticas curriculares, considerando que, nos cotidianos escolares, no fazer-se professor pelo ensino, são produzidos currículos e invenções. Apontamos para possibilidades insuspeitas aos professores e professoras de filosofia efetivarem experiências de pensamento com seus alunos, experiências livres, transgressoras, potentes e criadoras.
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