O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM FACE DAS ORIENTAÇÕES DE UM SISTEMA APOSTILADO DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n2.42478

Palavras-chave:

Educação infantil., Currículo., Participação.

Resumo

Visando compreender a participação das crianças, na construção do currículo de uma instituição de Educação Infantil em Imperatriz- MA, este trabalho baseia-se em um referencial teórico interdisciplinar pautado em três principais áreas:  Sociologia da Infância; Pedagogia da Infância e nos estudos curriculares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram utilizados como procedimentos metodológicos para a construção dos dados, a observação do cotidiano e escuta das crianças por meio de histórias para completar. Os dados revelam que a participação das crianças no currículo é bastante limitada pois, são muitas as imposições e relações de poder que as segregam e colocam-lhes em uma posição passiva diante dos interesses do sistema de ensino.

 

Palavras - chave: Educação infantil. Currículo. Participação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro, Universidade Federal do Maranhão, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Professora Adjunta do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Maranhão.

Referências

APPLE, Michael. Ideologia e Currículo. Porto Alegre: Artemed, 2006.

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei Federal nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília DF: Senado Federal, 1996.

BRASIL.Projeto de cooperação técnica MEC e UFRGS para construção de orientações curriculares para a Educação Infantil: práticas cotidianas na Educação Infantil - bases para a reflexão sobre as orientações curriculares. Brasília: MEC/SEB/UFRS, 2009.

BROUGÉRE, A. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 2008 (Coleção Questões de nossa época).

CORSARO, William A. A reprodução interpretativa no brincar ao “faz-de-conta” das crianças. Educação, Sociedade e Culturas, nº 17, 2002, p. 113-134.

___________. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.

CRUZ, Sílvia H. V. A qualidade da educação infantil, na perspectiva das crianças. In. OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. A escola vista pelas crianças. Portugal: Porto Editora, 2008, p. 75-93.

DAHLBERG, G; MOSS, P; PENCE, A. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artemed, 2003.

FARIA, Vitória; DIAS, Fátima. Currículo na Educação Infantil: Diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica. São Paulo: Scipione, 2007.

FORTUNATI, Aldo. A educação infantil como projeto da comunidade: crianças, educadores e pais nos novos serviços para a infância e a família: a experiência de San Miniato. Porto Alegre: Artmed, 2009

FRANCISCHINI, Rosângela; CAMPOS, Herculano Ricardo. Crianças e infâncias, sujeitos de investigação: bases teórico- metodológicas. In. CRUZ, Silvia Helena V. A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008. p. 102-117.

GIROUX, Henry. Teoria crítica da resistência em educação. Petrópolis: Vozes, 1986.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. Pedagogia(s) da infância: reconstruindo uma práxis de participação. In. OLIVEIRA-FORMOSINHO; KISHIMOTO, Tizuko. M; PINAZZA, Mônica. A. (Org.) Pedagogia(s) da infância: Dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artemed, 2007. p. 13-36.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; FORMOSINHO, João. Pedagogia-em-participação: a perspectiva da Associação Criança. In. OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. (Org.). O espaço e o Tempo na Pedagogia –em-Participação.Porto: Porto Editora, 2011 (Coleção Infância, vol. 16).

ROCHA, Eloisa. A. C. Por que ouvir as crianças? Algumas questões para um debate científico multidisciplinar. In. CRUZ, Silvia Helena V. (Org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008.p.43-51.

SARMENTO, Manuel; ABRUNHOSA, Albertina; SOARES, Natália Fernandes. Participação infantil na organização escolar. In. Quinteiro, Jucirema; CARVALHO, Diana Carvalho de. (Org.) Participar, brincar e aprender: exercitando os direitos da criança na escola. Brasília, DF: CAPES, 2007.

_____________. Sociologia da Infância: correntes e confluências. In. SARMENTO, M; GOUVÊA, Maria. C. S. (Org.) Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis, RJ:Vozes, 2008.

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007. (Coleção psicologia e pedagogia).

Downloads

Publicado

26-05-2019

Como Citar

MONTEIRO, K. B. F. de S. O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM FACE DAS ORIENTAÇÕES DE UM SISTEMA APOSTILADO DE ENSINO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 326–338, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n2.42478. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n2.42478. Acesso em: 18 nov. 2024.