CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO PARA O PROJETO EM REDE OBSERVATÓRIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n3.46185

Palavras-chave:

Método;, Epistemologia;, Pesquisa educacional;, Formação docente;

Resumo

O artigo discute a escolha do método cientifico nas pesquisas sobre formação docente em artes visuais. Tal tarefa requer dos pesquisadores uma escolha teórica e metodológica entre as múltiplas abordagens da pesquisa científica. Quando pesquisadores e pesquisadoras elegem o materialismo histórico dialético na investigação está assumindo uma visão de mundo, de homem e de sociedade em sua concentricidade. Pesquisar a partir da matriz teórica marxista significa adentrar nos fenômenos sociais indo além de sua imediaticidade. Como uma ciência filosófica, o materialismo histórico dialético representa no campo da pesquisa o salto fundamental de análise concreta do real e a possibilidade de ação no campo da transformação social. Defende-se assim que o projeto em rede Observatório da Formação de Professores de Artes Visuais nas suas investigações sobre arte e formação docente encontra no materialismo histórico dialético as contribuições necessárias para o desenvolvimento de suas investigações.

Palavras-chave: Método; Epistemologia; Pesquisa educacional; Formação docente.

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Biografia do Autor

Rosana Soares, Universidade Federal do Reconcavo da Bahia, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB.

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Publicado

03-10-2019

Como Citar

SOARES, R. CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO PARA O PROJETO EM REDE OBSERVATÓRIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 269–279, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n3.46185. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n3.46185. Acesso em: 18 nov. 2024.