CONDUTAS ÉTICAS
A Revista Espaço do Currículo tem compromisso com as questões éticas inerentes ao processo de avaliação e publicação dos artigos, resenhas, ensaios, informes, ou qualquer outro texto que seja veiculado por esse periódico. Seguimos as recomendações, decisões e procedimentos do Comitê de Ética e de outros documentos, a saber:
- Resolução CNS nº 466/2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos);
- Resolução CNS nº 510/2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais)
- Documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica;
- Documento Ética e Pesquisa em Educação - v. 1 (Anped).
Princípios e procedimentos éticos adotados:
Dos textos
-
Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus manuscritos, assim como pelos direitos autorais de imagens, vídeos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu artigo.
-
Os manuscritos que envolvam pesquisas como humanos devem ter sido submetidos ao Comitê de Ética (sistema CEP/CONEP ou outro sistema), solicitamos aos autores que anexem o parecer do CEP como documento complementar.
-
Os editores de seção na análise preliminar, buscam identificar os cuidados éticos, como também submetem os manuscritos ao programa iThenticat para verificar a originalidade do texto.
-
Os editores de seção também solicitam aos avaliadores que também tenham zelo e busquem verificar os cuidados éticos, bem como para destacarem nos pareceres trechos já publicados e que não tenham sido propriamente citados.;
-
Como consta no documento do CNPq (Ética e integridade na prática científica), nos itens 17 e 20, é recomendado aos os autores que a autoria seja das pessoas que contribuíram significativamente com a elaboração do texto e que possam descrever suas contribuições quando solicitado.
Do processo de avaliação
-
Todos os manuscritos submetidos a Revista Espaço do Currículo são submetidos à revisão por pares, utilizando o método avaliação por pares a cegas, que consiste em obter pareceres de peritos no campo do currículo. Esse processo está claramente descrito no menu “Sobre” na opção “Política de avaliação”.
-
Durante o processo de avaliação o texto é um documento confidencial estando os editores, avaliadores e demais envolvidos impedidos de citar ou circular cópias dos artigos independentes dos motivos.
-
Os pareceres são construídos através do preenchimento do formulário preestabelecido no sistema da revista, tendo um espaço para comentários, que não foram contemplados no formulário, que devem ser o mais objetivo possível.
-
A indicação dos avaliadores está condicionada a ausência de conflitos de interesse que são declaradas pelos pareceristas no formulário de avaliação, não dando sequência ao processo de avaliação, ou sendo o parecer desconsiderado pelos editores e editores de seção.
-
A revista entende que qualquer forma de plágio não é aceitável e usa ferramentas de revisão antiplágio.
-
A decisão final sobre a publicação ou não de um texto cabe aos editores e/ou editores.
-
Sempre que um texto tenha qualidade acadêmica e cumpra os critérios estabelecidos pela revista, ele é encaminhado para a avaliação por pares a cegas de, no mínimo, dois avaliadores.
-
Os editores estão disponíveis para responder qualquer questão ética ligada a uma submissão.
Outros princípios
-
As informações sobre a propriedade, os direitos autorias e/ou gestão da revista estão claramente indicados no menu “sobre” no site da revista.
-
Este periódico não cobra nenhum tipo de taxa de submissão, avaliação ou publicação.