E-ISSN: 1983-1579
DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579
QUALIS: A3 (2017-2020)
A Revista Espaço do Currículo tem compromisso com as questões éticas inerentes ao processo de avaliação e publicação dos artigos, resenhas, ensaios, informes, ou qualquer outro texto que seja veiculado por esse periódico. Seguimos as recomendações, decisões e procedimentos do Comitê de Ética e de outros documentos, a saber:
Princípios e procedimentos éticos adotados:
Dos textos
Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus manuscritos, assim como pelos direitos autorais de imagens, vídeos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu artigo.
Os manuscritos que envolvam pesquisas como humanos devem ter sido submetidos ao Comitê de Ética (sistema CEP/CONEP ou outro sistema), solicitamos aos autores que anexem o parecer do CEP como documento complementar.
Os editores de seção na análise preliminar, buscam identificar os cuidados éticos, como também submetem os manuscritos ao programa iThenticat para verificar a originalidade do texto.
Os editores de seção também solicitam aos avaliadores que também tenham zelo e busquem verificar os cuidados éticos, bem como para destacarem nos pareceres trechos já publicados e que não tenham sido propriamente citados.;
Como consta no documento do CNPq (Ética e integridade na prática científica), nos itens 17 e 20, é recomendado aos os autores que a autoria seja das pessoas que contribuíram significativamente com a elaboração do texto e que possam descrever suas contribuições quando solicitado.
Do processo de avaliação
Todos os manuscritos submetidos a Revista Espaço do Currículo são submetidos à revisão por pares, utilizando o método avaliação por pares a cegas, que consiste em obter pareceres de peritos no campo do currículo. Esse processo está claramente descrito no menu “Sobre” na opção “Política de avaliação”.
Durante o processo de avaliação o texto é um documento confidencial estando os editores, avaliadores e demais envolvidos impedidos de citar ou circular cópias dos artigos independentes dos motivos.
Os pareceres são construídos através do preenchimento do formulário preestabelecido no sistema da revista, tendo um espaço para comentários, que não foram contemplados no formulário, que devem ser o mais objetivo possível.
A indicação dos avaliadores está condicionada a ausência de conflitos de interesse que são declaradas pelos pareceristas no formulário de avaliação, não dando sequência ao processo de avaliação, ou sendo o parecer desconsiderado pelos editores e editores de seção.
A revista entende que qualquer forma de plágio não é aceitável e usa ferramentas de revisão antiplágio.
A decisão final sobre a publicação ou não de um texto cabe aos editores e/ou editores.
Sempre que um texto tenha qualidade acadêmica e cumpra os critérios estabelecidos pela revista, ele é encaminhado para a avaliação por pares a cegas de, no mínimo, dois avaliadores.
Os editores estão disponíveis para responder qualquer questão ética ligada a uma submissão.
Outros princípios
As informações sobre a propriedade, os direitos autorias e/ou gestão da revista estão claramente indicados no menu “sobre” no site da revista.
Este periódico não cobra nenhum tipo de taxa de submissão, avaliação ou publicação.
E-ISSN: 1983-1579
DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579
QUALIS: A3 (2017-2020)
A Revista Espaço do Currículo é uma revista eletrônica de qualis A3 (2017-2020) em Educação, organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC), da Universidade Federal da Paraíba, com publicação quadrimestral (Janeiro, Maio e Setembro) e reserva-se o direito de selecionar os artigos enviados, espontaneamente, e submetê-los à apreciação de um Conselho Editorial constituído por investigadores de diferentes instituições nacionais e internacionais.
ISSN: 1983-1579 | Ano de criação: 2008 | Área do conhecimento: Educação | Periodicidade: Quadrimestral | Qualis: A3 (2017/2020)
A Revista Espaço do Currículo, está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.