O currículo do Bullying na novela da vida
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v4i1.10542Abstract
A violência na escola, assim como a que acontece em outros espaços sociais, é um fenômeno multifacetado. Compreendendo esta questão, pretende-se abordar, neste estudo, uma de suas faces, o bullying, refletindo sobre os comportamentos que compõem este fenômeno a partir da análise de uma ilustração apresentada na telenovela Caminho das Índias. A opção por estudar a representação do bullying a partir da novela deve-se ao fato de que a televisão ensina e forma modelos, constituindo formas de ser e pensar, contribuindo, assim, para a formação dos currículos culturais. A partir da análise do fenômeno e de sua ilustração na referida telenovela, pode-se observar que a família apresenta um relevante papel no que concerne aos atos de violência praticados dentro das escolas. Contudo, ressaltamos também o papel das escolas no combate e prevenção do bullying, destacando que cabe a estas instituir políticas de formação de valores, de combate à violência e de educação para a paz.Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to Curriculum Space Journal (CSJ) and having it approved, the authors agree to assign, without remuneration, the following rights to Curriculum Space Journal: first publication rights and permission for CSJ to redistribute this article. article and its metadata to the indexing and reference services that its editors deem appropriate.