O currículo do Bullying na novela da vida
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v4i1.10542Resumen
A violência na escola, assim como a que acontece em outros espaços sociais, é um fenômeno multifacetado. Compreendendo esta questão, pretende-se abordar, neste estudo, uma de suas faces, o bullying, refletindo sobre os comportamentos que compõem este fenômeno a partir da análise de uma ilustração apresentada na telenovela Caminho das Índias. A opção por estudar a representação do bullying a partir da novela deve-se ao fato de que a televisão ensina e forma modelos, constituindo formas de ser e pensar, contribuindo, assim, para a formação dos currículos culturais. A partir da análise do fenômeno e de sua ilustração na referida telenovela, pode-se observar que a família apresenta um relevante papel no que concerne aos atos de violência praticados dentro das escolas. Contudo, ressaltamos também o papel das escolas no combate e prevenção do bullying, destacando que cabe a estas instituir políticas de formação de valores, de combate à violência e de educação para a paz.Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista Espacial Curricular (REC) y tenerlo aprobado, los autores acuerdan asignar, sin remuneración, los siguientes derechos a la Revista Espacial Curricular: derechos de primera publicación y permiso para que REC redistribuya este artículo. artículo y sus metadatos a los servicios de indexación y referencia que sus editores consideren apropiados.