REFORMA DO ENSINO MÉDIO E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

estudo entre São Paulo e Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.56955

Palavras-chave:

Ensino Médio, BNCC, Paraíba, São Paulo

Resumo

Com a aprovação da Lei 13.415/2017, que modificou o ensino médio no Brasil e permitiu maior flexibilização de disciplinas e de conteúdo a serem ofertados por itinerários formativos, as redes estaduais de ensino passaram a construir suas propostas curriculares a partir da Base Nacional Comum Curricular.  Este artigo objetiva analisar os percursos iniciais de implementação da proposta curricular em debate no estado da Paraíba em comparação com a formulação já finalizada do estado de São Paulo. Tomando como orientação teórica autores como Apple e Gramsci, procura-se, em primeiro lugar, apreender o sentido da disputa de hegemonia no campo das reformas educativas a partir das relações de poder na formação do currículo, bem como as influências que o pensamento neoliberal imprime nessas reformas. Num segundo momento empreende-se uma análise comparativa das proposições das duas redes estaduais, focando a área de Ciências Humanas por opção de recorte metodológico de análise. Nessa comparação, percebe-se a diferença na formulação do currículo, mesmo tendo como base uma reforma de caráter nacional, com diferenças de enfoque, assumindo o estado de São Paulo uma diretriz marcadamente gerencialista, ao tempo em que o estado da Paraíba ainda sustenta uma visão mais plural de currículo.

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Biografia do Autor

Fernanda de Paula Gomides, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Professora Substituta da Universidade Federal da Paraíba.

Luiz de Sousa Júnior, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

24-03-2021

Como Citar

GOMIDES, F. de P.; JÚNIOR, L. de . S. . REFORMA DO ENSINO MÉDIO E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: estudo entre São Paulo e Paraíba. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–15, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.56955. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/56955. Acesso em: 18 abr. 2024.