O CURRÍCULO EM CONTEXTO PÓS-ESTRUTURAL

uma leitura pela Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.64103

Palavras-chave:

Currículo., Pós-estruturalismo, Teoria do Discurso

Resumo

No presente artigo objetivamos apresentar o campo curricular em uma leitura pós-estrutural pós-fundacional, sob as lentes da Teoria do Discurso (TD) como proposta por Laclau e Mouffe. Por um caminho de revisão bibliográfica, dentro de uma pesquisa qualitativa, propomos uma apresentação perspectivada tanto da corrente de pensamento quanto da teoria empregada com fins de situar o currículo nessas bases. Neste exercício de revisão, lemos duas influentes obras sobre o Currículo, demonstrando como a perspectiva discursiva amplia as possibilidades de entendimento do elemento curricular em seus diferentes arranjos no tempo. Finalmente, concluímos que o currículo é discurso que significa a realidade e que essa significação está em constante disputa pela hegemonização do significado.

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Biografia do Autor

Kleber Santos Chaves, Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Brasil.

Mestre pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, doutorando pela mesma instituição e professor de Filosofia na Rede Estadual de Educação Básica da Bahia.

Ana Cristina dos Santos Silva, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Brumado, Bahia/Brasil.

Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, doutoranda da mesma instituição e professora de Pedagogia na Rede Municipal de de Educaçã Básica do município de Brumado.

Benedito Gonçalves Eugênio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

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Publicado

15-10-2022

Como Citar

CHAVES, K. S.; SILVA, A. C. dos S.; EUGÊNIO, B. G. O CURRÍCULO EM CONTEXTO PÓS-ESTRUTURAL: uma leitura pela Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 1–15, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i2.64103. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/64103. Acesso em: 28 mar. 2024.

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