O ensino da pedagogia no México

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i2.35909

Palavras-chave:

Currículos. Mercado. Cânone Pedagógico. Fragmentação.

Resumo

Este artigo analisa como a educação do pedagogo no México é caracterizada pela falta de uma orientação clara. A abordagem para esta situação é feita através da caracterização dos planos de estudo de quatro universidades; dois deles são formados em pedagogia e os outros dois são formados em ciências da educação. A comparação é guiada pela conjectura de que, dentro dessas posições sutilmente heterogêneas, está subjacente o que é entendido pelo trabalho do pedagogo e do graduado em Ciências da Educação. Especificamente, no caso das carreiras em Pedagogia, duas visões são traçadas nas quais elas são assumidas, embora de uma maneira um tanto confusa: os preceitos considerados como derivados de uma tradição em pedagogia, ao mesmo tempo em que foi apreciado como qualificação para aplicação técnica do conhecimento necessário no mercado de trabalho. O panorama exposto, é apoiado principalmente nas entrevistas realizadas a pesquisadores, educadores e estudantes designados para diferentes entidades acadêmicas. Uma abordagem complementada com a menção do tópico Escolas Normais e Universidade Nacional Pedagógica (UPN), instituições voltadas para a educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alfredo Furlán, Universidad Nacional Autónoma de Mexico

Professor Associado, vinculado ao Projeto de Investigação Curricular da Unidade Interdisciplinar de Investigação em Ciências da Saúde e Educação, da Divisão de Investigação e Pós-Graduação da Faculdade de Estudos Superiores-Iztacala da UNAM;

Julio Ubiidxa Rios Peña, Universidade Nacional Autônoma do México, México.

Mestre em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Letras (FFyL) da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).

Referências

FURLÁN, Alfredo. Notas sobre la pedagogía. En: FURLÁN, Alfredo; PASILLAS, Miguel Ángel. El campo pedagógico. D.F.: UNAM, 1999.

HUARTE, Renato. Renato Huarte Cuellar: entrevista. Ciudad de México, 2017. 1 CD.

JONQUERES, Pilar. Educación y ciencia. El basilisco, España, n. 7., mayo-jun. 1979. Disponible en: <http://fgbueno.es/bas/bas10710.htm>. Consultado: 2 ago. 2017.

OCDE. Estudios Económicos de la OCDE: México. Visión general. [S.I]: OCDE, 2017. Disponible en: <https://www.oecd.org/eco/surveys/mexico-2017-OECD-Estudios-economicos-de-la-ocde-vision-general.pdf>. Consultado: 04 ago. 2017.

PASILLAS, Miguel Ángel. Estructura y modo de ser de las teorías pedagógicas. En: FERNÁNDEZ, Héctor; UBALDO, Samuel; GARCÍA, Olivia. Pedagogía y prácticas educativas. D.F.: UPN, 2008. p. 11-46.

PASILLAS, Miguel Ángel. Miguel Ángel Pasillas Valdez: entrevista. Ciudad de México, 2017. 1 CD.

PEÑA, Maribel. Maribel Peña Santos: entrevista. Ciudad de México, 2017. 1 CD.

REYES, Betzabeth. Betzabeth Reyes Pérez: entrevista. Ciudad de México, 2017. 1 CD.

ROJAS, Ileana. La formación del profesorado en el contexto de la posmodernidad. Algunas reflexiones sobre los saberes de los docentes de nivel básico. En: DUCOING, Patricia. La Escuela Normal. Una mirada desde el otro. D.F.: UNAM, Instituto de Investigaciones Sobre la Universidad y la Educación, 2013. p. 79-116.

SALMERÓN, Ana María. Ana María Salmerón Castro: entrevista. Ciudad de México, 2017. 1 CD.

SCHRIEWER, Jurgen. La construcción de la pedagogía científica. Diferenciación institucional y disciplinar, funciones formativas y praxis educativa de la ciencia universitaria de la educación en Alemania y Francia. Revista de educación, n. 296, 1991. Disponible en: <https://www.mecd.gob.es/dctm/revista-de educacion/articulosre296/re29606.pdf?documentId=0901e72b81357c60>. Consultado: 25 jul. 2017.

SERRANO, José Antonio. José Antonio Serrano Castañeda: entrevista. Ciudad de México, 2017. 1 CD.

SOTA, Eduardo. Pedagogía. En: SALMERÓN, Ana María; TRUJILLO, Blanca Flor; RODRÍGUEZ, Azucena del Huerto; TORRE, Miguel de la. Diccionario Iberoamericano de Filosofía de la Educación. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica, FFyL, UNAM, 2016. Disponible en: <http://fondodeculturaeconomica.com/dife/definicion.aspx?l=P&id=94>. Consultado: 18 jul. 2017.

SUASNÁBAR, Claudio. La institucionalización de la educación como campo disciplinar. Revista Mexicana de Investigación Educativa, D.F., v. 18, n. 59, oct-dic. 2013. Disponible en: <http://www.comie.org.mx/v1/revista/portal.php?idm=es&sec=SC03&&sub=SBB&criterio=ART59011>. Consultado: 17 jul. 2017.

TEDESCO, Juan Carlos. Educación y Justicia Social en América Latina. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2012.

TRUJILLO, Blanca Flor. Blanca Flor Trujillo Reyes: entrevista. Ciudad de México, 2017. 1 CD.

UAEH. Licenciatura en Ciencias de la Educación. Plan 2014, 2017. Disponible en: < https://www.uaeh.edu.mx/campus/icshu/oferta/licenciaturas/lic_educacion_plan2014.html>. Consultado: 14 jul. 2017.

ULSA. Licenciatura en Ciencias de la Educación, 2017. Disponible en: < http://www.lasalle.mx/oferta-educativa/licenciaturas/facultad-humanidades/ciencias-de-la-educacion/>. Consultado: 16 jul. 2017.

UNAM. Plan de estudios 2010, 2017. Disponible en: < http://pedagogia.filos.unam.mx/plan-de-estudios-2010/>. Consultado: 15 jul. 2017.

UNESCO. Replantear la educación ¿Hacia un bien común mundial? Francia: UNESCO, 2015. Disponible en: <http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002326/232697s.pdf>. Consultado: 4 jul. 2017.

UPN. Acerca de la UPN, 2017. Disponible en: < http://www.upn.mx/index.php/conoce-la-upn/acerca-de-la-upn>. Consultado: 13 ago. 2017.

UVM. Licenciatura en Pedagogía, 2017. Disponible en: < https://www.universidaduvm.mx/licenciatura-en-pedagogia>. Consultado: 15 jul. 2017.

Downloads

Publicado

31-08-2017

Como Citar

FURLÁN, A.; UBIIDXA RIOS PEÑA, J. O ensino da pedagogia no México. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 213–230, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i2.35909. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i2.35909. Acesso em: 28 mar. 2024.