MUDANÇAS A PARTIR DE PROGRAMAS E PROJETOS: subsídios para compreensão da qualidade dos serviços educacionais em escolas rurais
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v9i3.25833Abstract
Diante da importância de estudos ligados a qualidade de serviços educacionais ofertados em escolas situadas na zona rural realizou-se uma pesquisa destinada a compreender consequências correlacionadas com a implantação de programas e projetos na Microrregião do Brejo Paraibano. Como procedimento metodológico para o levantamento se utilizou da análise documental, da observação e da entrevista. A seleção dos participantes, assim como das escolas não foi aleatória. Foram cerca de trinta e duas entrevistas, com profissionais da educação. Também se fez uso da observação, com registro de imagens dos espaços educativos. Como resultados ressaltam-se a influência de programas que focalizavam potenciais mudanças na infraestrutura das escolas, como o Programa Dinheiro Direto na Escola - Campo (PDDE Campo) e o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO); na forma como vinha ocorrendo a formação continuada dos professores; na escolha de livro adotados por escolas localizadas em áreas rurais – a exemplo do Programa Escola Ativa e do Programa Nacional do Livro Didático, com a adoção dos livros da Coleção Girassol.Downloads
Metrics
References
AZEVEDO, Ana Viviane Miguel de. et al. Coleção Girassol: subsídios para a formação do sujeito do campo?. Anais do I Seminário Internacional De Educação Do Campo Da UFRB / II Seminário Estadual de Educação do Campo (Bahia) / II Seminário de Educação do Campo do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá / IV Encontro de Educação do Campo de Amargosa, de 04 a 06 de setembro de 2013. Disponível em file:///C:/Users/Nilvania/Downloads/CADERNO%20DE%20RESUMOS%20E%20PROGRAMAO%20-%20VERSO%20FINAL%20COM%20CAPA%20(2).pdf acesso em 10/04/2015
AZEVEDO, Ana Viviane Miguel de., et al (2013b). Formação do docente das escolas do campo: contribuições a partir da coleção girassol. Anais do III Seminário de Práticas Educativas da Educação do Campo (III SECAMPO), Mamanguape PB, de 29 a 31 de outubro de 2013. Disponível em https://drive.google.com/folderview?id=0B2n2A3r1Y-8gREtlWkxQSlhsWXc&usp=sharing acesso em 02/05/2016.
BRASIL, Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Que estabelece Diretrizes e Bases da Educação. Publicada no Diário Oficial da União no dia 23/12/1996.
_______, Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolas do Campo. CNE/MEC, Brasília, 2002.
_______, Referências para uma Política nacional de educação do campo: caderno de subsídios. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Grupo Permanente de Trabalho de Educação do Campo, 2004.
_______, Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. Brasília: MEC/ SECAD, fevereiro de 2007.
_______, Resolução Nº 2. Diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. MEC/CNE/CEB, de 28 de abril de 2008.
______ . Resolução CD/FNDE nº 28, de 09 de junho de 2011. Guia de orientações operacionais. Brasília: MEC, 2011.
GARCIA-SANZ, Benjamim. La sociedad rural ante el siglo XXI – 2ª ed. Ver. Y act. Madrid. Ministerio de Agricultura, Pesca y Alimentación, Secretaria General Técnica, 1999.
LABORATÓRIO LATINO AMERICANO DE EVALUACIÓN DE LA CALIDADE DE LA EDUCAÇÃO (LLECE). Primer Estudio Internacional Comparativo sobre lenguaje, Matemática y Factores Asociados en Tercero e Cuarto Grado: Primeiro Informe. Santiago do Chile: Andros Ltda, 1998.
MALASSIS, Louis. Educação e desenvolvimento rural. In: SZMRECSÁNYI, Tomás & QUEDA, Oriowaldo. Vida rural e mudança social. São Paulo: Ed. Nacional, 1979, p. 99-115.
RICHARDSON, Roberto Jarry & RODRIGUES, Melânia Mendonça. Educação e mão-de-obra rural. In: RODRIGUES, Roberto Jarry & WANDERLEY, José Carlos Vieira. Educação rural e desenvolvimento. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 1984.
SILVA et al Escola Ativa e suas Contribuições ao Ensino Oferecido pelas Escolas do Brejo Paraibano. In: SILVA, et al. Educação do campo: relatos de experiências. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013, p. 105-128.
SILVA, Nilvania dos Santos. et al. A qualidade dos serviços educacionais em escolas da microrregião do brejo paraibano: contribuições do PROINFO e do PDDE Campo. In: SILVA, Eduardo Jorge et al (Organizadores). Educação do campo: relatos de experiências. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013, p. 81-103.
SILVA, Ana Caline Alexandra; SILVA, N. S (2013a). Contribuições a partir de pesquisa acerca de programas nas escolas do/no campo brejo paraibano. Anais do III Seminário de Práticas Educativas da Educação do Campo (III SECAMPO), Mamanguape PB, de 29 a 31 de outubro de 2013.. Disponível em: https://drive.google.com/folderview?id=0B2n2A3r1Y-8gdjFvNjAxNmVHRzQ&usp=sharing Acesso em 02/02/2016.
SILVA, Ana Caline Alexandra & SILVA, N. S. Contribuições para a avaliação da educação ministrada nas escolas do campo da microrregião do brejo paraibano. Anais do XXI ENIC - Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2013b.
SILVA, Nilvânia dos Santos & SILVA, Ana Caline Alexandre da. Da escola no para a do campo no brejo paraibano, formação de profissionais e qualidade dos serviços: o que podemos fazer? Revista Lugares de Educação [RLE], Bananeiras/PB, v. 3, n. 7, p. 23-37. Edição Especial. Dez., 2013c ISSN 2237-1451. Disponível em http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle. Acesso em 30/04/2015
SILVA, N. S. & LIMA, Geane Alves de. Programas e projetos para a educação do campo: avaliações feitas por/para os integrantes das escolas rurais. Anais do XXI ENIC - Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2013, Areia, 2013.
SZMRECSÁNYI, Tomás & QUEDA, Oriowaldo. Vida rural e mudança social. São Paulo: Ed. Nacional, 1979.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to Curriculum Space Journal (CSJ) and having it approved, the authors agree to assign, without remuneration, the following rights to Curriculum Space Journal: first publication rights and permission for CSJ to redistribute this article. article and its metadata to the indexing and reference services that its editors deem appropriate.