CURRÍCULO INTEGRADO

o que revela a práxis docente?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.64203

Palavras-chave:

Formação integrada, Ensino Médio Integrado, Docência

Resumo

O presente artigo buscou compreender a práxis docente diante da necessidade de implementar e construir um currículo integrado em uma escola do município de Sapeaçu-BA. Para tanto, pautou-se em uma pesquisa colaborativa, utilizando como instrumentos a roda de conversa e a análise documental, dispositivos complementares para refletir acerca dos documentos curriculares que orientam o Ensino Médio Integrado na rede estadual, bem como sua implementação. Os resultados revelam que existe uma disputa/tensionamento na construção do currículo, na qual ora a Base Comum se sobressai e ora a formação técnica se destaca, demonstrando que há um caminho a se trilhar em direção a uma formação que compreenda o conhecimento de forma totalitária e complementar, ainda que em dado momento sejam necessárias divisões disciplinares, ou em campo do conhecimento. Além disso, as discussões apontam para um descompasso entre as concepções do Ensino Médio Integrado e as matrizes curriculares que norteiam o trabalho docente na rede.

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Biografia do Autor

Débora Gomes Gonçalves, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil.

Mestra em Educação Científica, Inclusão e Diversidade pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e Coordenadora Pedagógica no Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo.

Tatiana Polliana Pinto de Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rencôncavo da Bahia e Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

 

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Publicado

31-01-2023

Como Citar

GONÇALVES, D. G. .; LIMA, T. P. P. de . CURRÍCULO INTEGRADO: o que revela a práxis docente?. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 1–14, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i2.64203. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/64203. Acesso em: 19 abr. 2024.