DESAFIOS DA TRANSVERSALIZAÇÃO DE GÊNERO NOS CURRÍCULOS: UMA ABORDAGEM NAS POLÍTICAS CURRICULARES DE TRANSVERSALIZAÇÃO DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v8i3.27467Resumen
Transversalizar implica desconstrução/reconstrução epistemológica: desconstruir a racionalidade acadêmica dominante e a hierarquização dos saberes; e reconstruir as práticas de produção, distribuição e circulação do conhecimento, de forma a incluir diversos tipos de saberes, linguagens e racionalidades. Transversalizar a perspectiva crítica de gênero na formação, em todos os níveis escolares, implica reconhecer que os conhecimentos produzidos pelos estudos de gênero atravessam todos os campos de prática e de conhecimento, e interrogam os processos de construção social e cultural, a ciência, a tecnologia, a economia, o trabalho, a educação, enfim, a qualidade e as perspectivas de vida de mulheres e homens em toda sua diversidade. Quanto avançamos na transversalização de gênero na educação brasileira? Exploraremos esta questão a partir de experiências situadas em seus campos de prática científica, educativa e formativa.Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista Espacial Curricular (REC) y tenerlo aprobado, los autores acuerdan asignar, sin remuneración, los siguientes derechos a la Revista Espacial Curricular: derechos de primera publicación y permiso para que REC redistribuya este artículo. artículo y sus metadatos a los servicios de indexación y referencia que sus editores consideren apropiados.