CURRÍCULO E ATOS DE CURRÍCULO: importantes ferramentas para uma educação contextualizada na escola do campo

Autores/as

  • Rafaela Santos Araújo Universidade do Estado da Bahia http://orcid.org/0000-0001-8615-3881
  • Jerônimo Jorge Cavalcante Silva Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v9i3.29463

Resumen

Este artigo propõe uma reflexão acerca do currículo e atos de currículo como importantes instrumentos para uma educação contextualizada na escola do campo. O presente estudo a partir das noções de atos curriculares delineia a relevância de uma educação adequada ao campo, capaz de promover o diálogo com as questões específicas deste espaço. Este enfoque pretende contribuir para uma educação significativa que possibilite a aproximação com o contexto real vivido pelos campesinos, enquanto sujeitos detentores de características singulares que lhes imprimem certa identidade. Para tal efetivação torna-se indispensável a participação dos docentes e discentes como agentes em seu local de trabalho e estudo e, portanto, importantes mediadores de um currículo em ação, movente, ou seja, que está para além de documentos prescritos, mas que seja norteador das práticas pedagógicas vivenciadas e experienciadas no cotidiano escolar.

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Biografía del autor/a

Rafaela Santos Araújo, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade do Departamento de Ciências Humanas - Campus IV - Jacobina/BA

Jerônimo Jorge Cavalcante Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Autônoma Barcelona; Professor Titular do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus IV

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Publicado

2016-12-28

Cómo citar

ARAÚJO, R. S.; SILVA, J. J. C. CURRÍCULO E ATOS DE CURRÍCULO: importantes ferramentas para uma educação contextualizada na escola do campo. Revista Espacio del Curriculum, [S. l.], v. 9, n. 3, 2016. DOI: 10.15687/rec.v9i3.29463. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v9i3.29463. Acesso em: 1 dic. 2024.