CURRÍCULO

diversidade e tensões no contexto educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.63644

Palavras-chave:

Currículo, Contexto Educacional, Diversidade

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em discorrer sobre as principais concepções de currículo no cenário educacional a partir de quatro correntes teóricas-metodológicas distintas, quais sejam, o currículo Humanista, o currículo Acadêmico, o currículo Tecnológico e o currículo Reconstrucionista Social. Como percurso metodológico, trata-se de uma abordagem qualitativa, em que se adotou a pesquisa documental. Nas considerações finais, tem-se que o currículo não é campo de neutralidade epistemológica, ao contrário, é espaço de embate e tensões. Da análise, constatou-se que o currículo Reconstrucionista Social se revela mais comprometido com uma educação crítica e emancipatória, tendo em vista que visa instrumentalizar o sujeito com o acervo teórico-científico-cultural elaborado pela humanidade ao longo das quadras históricas, um currículo sócio-historicamente situado com vistas à humanização do sujeito.

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Biografia do Autor

Quenizia Vieira Lopes, Universidade Estadual de Londrina e Instituto Federal do Tocantins, Brasil.

Mestra em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba, Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina e Pedagoga no Instituto Federal do Tocantins. 

Luiz Gustavo Tiroli, Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

Mestre e Doutorando em Educação da Universidade Estadual de Londrina e Monitor Voluntário na Escola de Direito das Faculdades Londrina.

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professora da Universidade Estadual de Londrina. 

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Publicado

25-01-2023

Como Citar

LOPES, Q. V.; TIROLI, L. G.; SANTOS, A. R. de J. CURRÍCULO: diversidade e tensões no contexto educacional. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–12, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.63644. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/63644. Acesso em: 18 dez. 2024.

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