FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES NA UNIPAMPA: RELATO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO DISTRITO DE PALMAS DA CIDADE DE BAGÉ-RS
Resumo
O presente trabalho registra o percurso de uma experiência pedagógica vivenciada na comunidade quilombola do distrito de Palmas da cidade de Bajé/Rs. Aponta a relevância da extensão como via de formação do educador, empreendido pela UNIPAMPA, confirmando a prática extensionista como uma estratégia acadêmica de articular a Universidade à sociedade civil, numa perspectiva crítica e libertária.
Palavras-chave: Prática pedagógica. Comunidade quilombola. Extensão universitária.
Downloads
Referências
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica. Resolução 01/2002. Brasília, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.18 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
FREITAS, H. C. L. Certificação docente e formação do educador: regulação e desprofissionalização. Educação e sociedade. v. 24, n. 85, dez. 2003.
NÓVOA, A. Os professores e sua formação. 2. ed. Portugal: Dom Quixote, 1995.
PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. 2. ed. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1993.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
VOSS, D. M.S.; MARCHIORO, D. F. Z.; NEDEL, D. L. et al. A Unipampa no contexto atual da Educação Superior. Revista avaliação, Campinas, SP. v. 12, n. 4, dez. 2007.
RUBERT, R. Comunidades negras rurais do RS: Um levantamento socioantropológico preliminar. Porto Alegre: Secretaria de Agricultura e abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul/RS RURAL; Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).