FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES NA UNIPAMPA: RELATO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO DISTRITO DE PALMAS DA CIDADE DE BAGÉ-RS

Autores/as

  • Dulce Mari da Silva Voss Universidade Federal do Pampa.
  • Aline Bagetti Universidade Federal do Pampa.

Resumen

O presente trabalho registra o percurso de uma experiência pedagógica vivenciada na comunidade quilombola do distrito de Palmas da cidade de Bajé/Rs. Aponta a relevância da extensão como via de formação do educador, empreendido pela UNIPAMPA, confirmando a prática extensionista como uma estratégia acadêmica de articular a Universidade à sociedade civil, numa perspectiva crítica e libertária.

Palavras-chave: Prática pedagógica. Comunidade quilombola. Extensão universitária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dulce Mari da Silva Voss, Universidade Federal do Pampa.

Professora da Universidade Federal do Pampa. Mestre em Educação. E-mail: dulce.voss@gmail.com

Aline Bagetti, Universidade Federal do Pampa.

Professora da Universidade Federal do Pampa. Mestre em Educação/UFSM.

Citas

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica. Resolução 01/2002. Brasília, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.18 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

FREITAS, H. C. L. Certificação docente e formação do educador: regulação e desprofissionalização. Educação e sociedade. v. 24, n. 85, dez. 2003.

NÓVOA, A. Os professores e sua formação. 2. ed. Portugal: Dom Quixote, 1995.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. 2. ed. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1993.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

VOSS, D. M.S.; MARCHIORO, D. F. Z.; NEDEL, D. L. et al. A Unipampa no contexto atual da Educação Superior. Revista avaliação, Campinas, SP. v. 12, n. 4, dez. 2007.

RUBERT, R. Comunidades negras rurais do RS: Um levantamento socioantropológico preliminar. Porto Alegre: Secretaria de Agricultura e abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul/RS RURAL; Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, 2005.

Publicado

2014-08-31

Cómo citar

VOSS, D. M. da S.; BAGETTI, A. FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES NA UNIPAMPA: RELATO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO DISTRITO DE PALMAS DA CIDADE DE BAGÉ-RS. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 265–272, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20445. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

INFORMES DE EXPERIENCIA