PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS EMPREGADOS NOS ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA BRASILEIRA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (2008-2017)
METHODOLOGICAL PROCEDURES USED IN THE ARTICLES PUBLISHED IN THE BRAZILIAN JOURNAL OF PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION (2008-2017)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n1.42057Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Procedimentos Metodológicos, Produção ConhecimentoResumo
Objetiva-se analisar artigos publicados na Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica visando mapear os procedimentos metodológicos empregados nas edições publicadas no período de 2008 a 2017. A fundamentação teórica deste trabalho ancora-se nos estudos de Ghedin (2008), Gil (2014) e Minayo (2013), dentre outros, o que permitiu caracterizá-lo como bibliográfico com abordagem qualitativa. Observa-se que os 98 trabalhos analisados se organizam em dez categorias, quanto aos procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica (37), pesquisa documental (04), estudo de caso (03), pesquisa de campo (02), pesquisa bibliográfica e documental (10), pesquisa bibliográfica e de campo (02), pesquisa documental e estudo de caso (01), pesquisa bibliográfica, documental e de campo (02), pesquisa participante (01), no entanto, há uma categoria que chama a atenção, a “não explícita” (36), onde identificamos estudos que não explicitam o seu percurso metodológico, perfazendo, todas essas categorias, um total de 98 artigos. Aponta-se, assim, a necessidade da descrição dos procedimentos metodológicos utilizados, assim como um maior rigor na seleção e avaliação dos artigos a serem publicados neste periódico de forma a tornar público o procedimento adotado na realização das pesquisas que deram origem a esses trabalhos.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm>.
Acesso em: 16/05/2018
REVISTA BRASILEIRA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Brasília: MEC, SETEC, v. 1, n. 1, jun. 2008.
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GHENDI, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção)
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
LEHFELD, Neide. Metodologia e conhecimento científico: horizontes virtuais. Petrópolis: Vozes, 2007.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
MORIN, Edgar. O método 4: habitat, vida, costumes, organização. Tradução de Juremir Machado da Silva, 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.
PIZZANI, Luciana; SILVA, Rosemary Cristina da; BELLO, Suzelei Faria; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Campinas, v.10, n.1, p.53 – 66, jul./dez. 2012
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2016.
SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. - Florianópolis: UFSC, 2005.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).