VER E REGULAR CONDUCTAS: PROVOCAÇÕES EM TORNO DA EXPERIÊNCIA DOS SUJEITOS INFAMES NA ESCOLA
SEE AND REGULATE CONDUCTASPROVOCATIONS AROUND THE EXPERIENCE OF INFAMOUS SUBJECTS IN SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.48541Palavras-chave:
Conduta, Olhar, Cinema, Subjetividade, InfâmiaResumo
O presente texto objetiva provocar reflexões acerca das subjetividades infames no interior da instituição escolar, pondo em tela uma interface entre as cenas do longa-metragem cubano Conducta e o arcabouço teórico foucaultiano. Para tanto, inicialmente, esclarecerá a possibilidade de ver a experiência do tornar-se sujeito desviante. Em seguida, desvelará as maneiras de regulação das condutas indisciplinadas no interior da escola. Por fim, revelará algumas implicações da infâmia para o cuidado de si e dos outros na educação formal. Será exibida, assim, a experiência-limite constituída pela existência desses sujeitos indesejáveis e pela sua presença na escola, os quais apontam o fracasso de uma pedagogia caduca mas, ao mesmo tempo, fornecem pistas para outras artes da existência na educação.
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