VER E REGULAR CONDUCTAS: PROVOCAÇÕES EM TORNO DA EXPERIÊNCIA DOS SUJEITOS INFAMES NA ESCOLA

SEE AND REGULATE CONDUCTASPROVOCATIONS AROUND THE EXPERIENCE OF INFAMOUS SUBJECTS IN SCHOOL

Autores

  • Avelino Aldo de Lima Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional (IFRN) e em Educação (UFRN) https://orcid.org/0000-0003-4810-8742
  • Jacques Gleyse Université de Montpellier https://orcid.org/0000-0002-8459-5958

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.48541

Palavras-chave:

Conduta, Olhar, Cinema, Subjetividade, Infâmia

Resumo

O presente texto objetiva provocar reflexões acerca das subjetividades infames no interior da instituição escolar, pondo em tela uma interface entre as cenas do longa-metragem cubano Conducta e o arcabouço teórico foucaultiano. Para tanto, inicialmente, esclarecerá a possibilidade de ver a experiência do tornar-se sujeito desviante. Em seguida, desvelará as maneiras de regulação das condutas indisciplinadas no interior da escola. Por fim, revelará algumas implicações da infâmia para o cuidado de si e dos outros na educação formal. Será exibida, assim, a experiência-limite constituída pela existência desses sujeitos indesejáveis e pela sua presença na escola, os quais apontam o fracasso de uma pedagogia caduca mas, ao mesmo tempo, fornecem pistas para outras artes da existência na educação.

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Publicado

2019-12-11

Como Citar

DE LIMA NETO, A. A.; GLEYSE, J. VER E REGULAR CONDUCTAS: PROVOCAÇÕES EM TORNO DA EXPERIÊNCIA DOS SUJEITOS INFAMES NA ESCOLA: SEE AND REGULATE CONDUCTASPROVOCATIONS AROUND THE EXPERIENCE OF INFAMOUS SUBJECTS IN SCHOOL. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 28, n. 3, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.48541. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/48541. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - CORPO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS