Subjetividade e ludicidade no trabalho com filmes na Educação Infantil

Autores

  • Josaniel Vieira da Silva Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n3.63923

Palavras-chave:

Educação infantil, Subjetividade, Ludicidade, Cinema, Filmes

Resumo

O artigo faz uma reflexão teórica sobre como filmes quando exibidos na educação infantil podem influenciar subjetivamente maneiras de ser, de pensar, contribuindo na formação humana, cultural e estética já na educação infantil. Cremos que há, por parte dos docentes, a perspectiva de construir outros sentidos formação do receptor-criança uma visão mais panorâmica do mundo, sintonizando-o com seu tempo, espaço e novos sentidos da realidade.  Essa tarefa deve ser intencional, planejada e sistematizada com os processos de aprendizagens. Metodologicamente, esse texto ancora-se em Rivoltella (2005), cinema como dispositivo de significados; Duarte (2002), Bergala (2008), cinema como prática social desde a infância; Fantin (2007), Deheinzelin (1995), formação cultural e criatividade; Alberoni (2009), ludicidade; e Aumont (2012), a subjetividade presente na educação infantil e nos processos que o cinema causa. Conclui-se, assim, que, tanto a subjetividade quanto a ludicidade implícita nos filmes infantis podem trazer aos estudantes novas maneiras de aprender, pois a inserção de filmes infantis na educação, em sua maioria, cinscunscreve-se no lugar de passatempo, lazer, entretenimento. A subjetividade implícita em filmes para o público infantil e sua relação com a ludicidade oferecem perspectivas de aquisição de conteúdos culturais e ideias como valores, respeito, empatia, entre outras aprendizagens.

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Biografia do Autor

Josaniel Vieira da Silva, Universidade de Pernambuco

Docente Adjunto da Universidade de Pernambuco e do Programa de Mestrado Profissional em culturas africanas, da diáspora e dos povos indígenas. Coordenador do Curso de Especialização em Psicopedagogia. 

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Publicado

2022-11-11

Como Citar

VIEIRA DA SILVA, J. Subjetividade e ludicidade no trabalho com filmes na Educação Infantil. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 3, p. e-rte313202208, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n3.63923. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/63923. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO

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