PRENDENDO PELO ESTÔMAGO: COMIDA, EROTISMO, PRISÃO, PODER E SABER

HOLDING BY ESTÔMAGO: FOOD, EROTICISM, PRISON, POWER AND KNOWLEDGE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.51819

Palavras-chave:

Cinema brasileiro, saber, poder, prisão, comida

Resumo

O texto resulta da análise de uma obra cinematográfica que aborda dentre outros aspectos áridos da nossa sociedade, a pobreza, a exploração do trabalho, o desperdício do potencial humano e as suas relações com a condição dos encarcerados no Brasil. Por meio da metodologia de Análise de Filmes (PENAFRIA, 2020; VAYONE, 2006) o trabalho descreve, contextualiza e interpreta o filme Estômago (2007). Essa comédia conta as guinadas da trajetória de Raimundo Nonato, migrante pobre nordestino que muda sua forma de ser e viver ao aprender os segredos da gastronomia em São Paulo. Além de refletir sobre a relação saber/poder e os processos de construção de identidade de pessoas encarceradas na sociedade atual, nas perspectivas teóricas de Michel Foucault (1989; 2009) e Erving Goffman (1974), o artigo ainda ressalta o uso inteligente e criativo dos recursos fílmicos e destaca a instigante negação do maniqueísmo na abordagem dos complexos temas presentes na obra.

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Biografia do Autor

Josaniel Vieira da Silva, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor adjunto da Universidade de Pernambuco UPE/Multicampi Garanhuns.

Ana Lúcia de Faria e Azevedo, REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORAIZONTE

Profa. da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Dra. em Educação/UFMG.

Referências

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Quase Dois Irmãos. 2004. Drama. Brasil. Dir. Lúcia Murat. Dur.: 1h42min.

Toast: a história de uma criança com fome. 2010. Dir. S.J. Clarkson. Comédia dramática. Dur.: 1h36min.

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Publicado

2020-07-30

Como Citar

VIEIRA DA SILVA, J.; DE FARIA E AZEVEDO, A. L. PRENDENDO PELO ESTÔMAGO: COMIDA, EROTISMO, PRISÃO, PODER E SABER: HOLDING BY ESTÔMAGO: FOOD, EROTICISM, PRISON, POWER AND KNOWLEDGE. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 2, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.51819. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/51819. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ – EXPRESSÕES EDUCATIVAS E CULTURAIS NO ESPAÇO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE