PRÁTICAS MONITORIAIS NAS DISCIPLINAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CE/UFPB (2013-2016)

OF THE HISTORY OF EDUCATION MONITORS IN PEDAGOGY/CE/UFPB (2013-2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.50160

Palavras-chave:

Memórias, Formação Docente, Programa de Monitoria, Práticas Monitorais

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo refletir através das memórias de um aluno monitor e de seus colegas monitores sobre as práticas vivenciadas no projeto de monitoria “Os Fundamentos da Educação e sua Relevância para as Licenciaturas”, com ênfase nas disciplinas de História da Educação I e II - DFE/CE/UFPB, do turno da noite, vinculado ao Programa de Monitoria da UFPB, desenvolvido de 2013 a 2016, com base no pressuposto da importância de ressignificar suas contribuições para a formação docente. Para tanto, foi necessário abordarmos o surgimento dos programas de monitoria nas universidades e no cenário brasileiro, conforme a legislação 5.540/68. Os principais autores que orientaram o estudo foram Carvalho et al (2011), Dantas (2014) e Medeiros (2015). Ademais, para uma análise mais profunda, nos reportamos a documentos legais, como: o Regimento Geral da UFPB (2017a) e as Resoluções Nº02/96 e Nº74/1, UFPB. Por fim, a discussão sobre as práticas monitoriais nas disciplinas de História da Educação utilizou-se do conceito de memória abordado por Le Goff (1994), resultando em uma referência para os graduandos e para o ambiente acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizete Guimarães Carvalho, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Pós-Doutora em Política Educativa, com fulcro em Educação em Direitos Humanos, pela Universidade do Minho/UMINHO/PT. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Advogada Civilista. Professora da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, dos Programas de Pós-Graduação em Educação/PPGE e em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas/PPGDH. Grupos de Pesquisa: Memória, História e Educação; História da Educação da Paraíba – HISTEDBR/PB. 

Felipe Cavalcanti Ivo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestrando em Educação/PPGE/UFPB. Graduado em Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá/RJ. Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia/UFPB. 

Downloads

Publicado

2020-05-27

Como Citar

CARVALHO, M. E. G.; CAVALCANTI IVO, F. . PRÁTICAS MONITORIAIS NAS DISCIPLINAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CE/UFPB (2013-2016): OF THE HISTORY OF EDUCATION MONITORS IN PEDAGOGY/CE/UFPB (2013-2016). Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 2, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.50160. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/50160. Acesso em: 6 maio. 2021.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)