Programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal da Paraíba:

entre comemoração e rememoração (1977-1994)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66821

Palavras-chave:

Programa de Pós-Graduação em Educação, Comemoração, Rememoração

Resumo

Este artigo pretendeu difundir as primeiras análises e impressões em relação à constituição e à trajetória inicial do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), em favor da Educação Popular, entre 1977 e 1994. Para cumprir tal intenção, recorreu-se aos seguintes questionamentos: o que as fontes históricas revelam sobre o programa? Quais são as primeiras impressões sobre a identidade e o lugar social da instituição, entre 1977 e 1994? Por que comemorar e rememorar a trajetória inicial do PPGE/UFPB? Nessa perspectiva, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e a análise sobre as memórias escritas de fontes históricas: a Resolução CONSEPE 47º/1977, o Mapa de Seleção (perfil dos candidatos) de 1987 a 1994 e o livro comemorativo de trinta anos do Programa, dialogando com Lampert (2000), Saviani (2008), Ferreira (2012), dentre outros autores. Como resultado, evidenciou-se a mobilização do corpo do Programa no levantamento de fontes e as reflexões entre os limites dos atos de comemoração e rememoração na obra celebrativa e na escrita das primeiras impressões sobre a História e Memórias do PPGE/UFPB.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Cavalcanti Ivo, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Educação e Tecnologia. Membro dos Grupos de Estudos História da Educação Brasileira, GT – PB e do Grupo de Estudos Memória,História e Educação.

Maria Elizete Guimarães Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com Pós-doutorado em Política Educativa pela Universidade do Minho/Portugal. Professora no Programas de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da Universidade Federal da Paraíba. Membro dos Grupos de Estudos História da Educação Brasileira e do Grupo de Estudos Memória, História e Educação.

Jean Carlo de Carvalho Costa, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Estágio Pós-Doutoral Sênior no Instituto de Educação, na área de História da Educação, na Universidade de Lisboa, no biênio 2015/2016, subsidiado pela fundação CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Professor Associado IV, na área de Sociologia da Educação, no Departamento de Fundamentação da Educação (Centro de Educação). É professor pesquisador, habilitado a orientar nos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (Centro de Educação) na Universidade Federal da Paraíba na Linha de História da Educação desde 2008. Coordenador da Linha de História da Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPB) no biênio 2016-2018 e no triênio 2018-2021. Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE_UFPB) no período compreendido entre 2018 e os dias atuais. Membro Titular do CONSEPE (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) no biênio 2019-2021. Desenvolve pesquisas e estudos sobre História Intelectual e dos Intelectuais, História Conceitual, Teoria e História da Educação, Democracia, Liberalismo, Perspectivas Pós-Socialistas e as suas interfaces com a Teoria do Reconhecimento. Integra no Diretório do CNPq o HISTED-BR (Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, atuando na Linha História Intelectual e dos Intelectuais, (auto) biografias e Estudos de Gênero, além de também o GHENO (Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista), constituído por professores dos Programas de Pós-Graduação em Educação e História, ambos na UFPB, bem como o Grupo História das Instituições e dos Intelectuais da Educação no Brasil (PUC-SP). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE).

Referências

BENJAMIN, Walter. O Narrador. In: BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política - ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume I, 2. ed., São Paulo: Editora Brasiliense, 1994, p.197-221.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB. Brasília, DF, 1961. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 17 mar. 2023.

BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Lei da Reforma Universitária de 1968. Brasília, DF, 1968. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5540-28-novembro-1968-359201-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 22 mar. 2023.

BRASIL. Parecer 977, de 3 de dezembro de 1965.Definição dos cursos de Pós-Graduação. Revista Brasileira de Educação, set-dez, nº30, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/NsLTtFBTJtpH3QBFhxFgm7L/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 mar. 2023.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estud. av. [online]. v.5, n.11, p.173-191, 1991.

DIAS, Adelaide Alves; PINHEIRO, Antônio Carlos Ferreira. Apresentação. PPGE – UFPB: 30 anos de história. Pesquisa e compromisso com a educação destinada às camadas populares. In: RODRIGUES, Janine Marta.C. et al. (org.) Pesquisa em educação na Paraíba: 30 anos (1977-2007). Compromissos com a educação dos setores esquecidos da sociedade. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2007, p.19-22.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. A legislação escolar como fonte para a História da Educação: uma tentativa de interpretação. Duarte, Regina Horta et al (org.). Educação, modernidade e civilização. Belo Horizonte: Autêntica, 1998, p.89-125.

FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerra. Histórias de repressão em tempo de expansão: a UFPB durante a Ditadura Militar. In: TOSI, Giuseppe et al (org.). Direitos Humanos: Educação Memória e Democracia/E-book para alunos e professores da UFPB [recurso eletrônico]. João Pessoa: Editora do CCTA, 2020. v.1, p. 164-181.

FERREIRA, Marieta de Moraes. Demandas sociais e história do tempo presente. In: VARELLA, Flávia et al (org.). Tempo presente & usos do passado. Rio de Janeiro: FGV, 2012, p.101-124.

GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2000, p.240.

GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Constituição histórica da educação no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2012, p.186.

LAMPERT, Ernâni. A Pós-Graduação brasileira: retrospectiva histórica e perspectivas para o século XXI.. In: LAMPERT, Ernâni (org.). Educação brasileira: desafios e perspectivas para o século XXI. Porto Alegre: Sulina, 2000, p.184.

PEREIRA, Dulcinéia de Fátima Ferreira; PEREIRA, Eduardo Tadeu. Revisitando a história da educação popular no Brasil: em busca de um outro mundo possível. Revista HISTEDBR [on-line]. Campinas, SP, v. 10, n. 40, p. 72–89, 2010.

SAVIANI, Dermeval. O legado educacional do regime militar. Cad. Cedes. Campinas, v. 28, n.78 p. 291-312, 2008.

SILVA, Helenice Rodrigues. Rememoração/comemoração: as utilizações sociais da memória. Revista Brasileira de História. São Paulo.v.22, n.44, p.425-438, 2002.

STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara. História, Memória e História da Educação. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (org.). Histórias e Memórias da Educação no Brasil: Século XX. Petrópolis, RJ: Vozes, v. 3, 2005, p.416-430

Downloads

Publicado

2023-09-26

Como Citar

IVO, F. C.; CARVALHO, M. E. G. .; COSTA, J. C. de C. Programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal da Paraíba:: entre comemoração e rememoração (1977-1994) . Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202350, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66821. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66821. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil