PROGRAMA DE POSGRADO EN EDUCACIÓN DE LA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (PPGE/UFPB):

ENTRE CELEBRACIÓN Y REMEMORACIÓN (1977-1994)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66821

Palabras clave:

Programa de Posgrado en Educación, Celebración, Rememoración

Resumen

Este artículo pretendía difundir los primeros análisis e impresiones sobre la constitución y trayectoria inicial del Programa de Posgrado en Educación de la Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), a favor de la Educación Popular, entre 1977 y 1994. Para cumplir tal intención, las siguientes cuestiones se les preguntó: ¿qué revelan las fuentes históricas sobre el Programa? ¿Cuáles son las primeras impresiones sobre la identidad y el lugar social de la institución, entre 1977 y 1994? ¿Por qué celebrar y recordar la trayectoria inicial del PPGE/UFPB? En esta perspectiva, se utilizó como metodología la investigación bibliográfica y el análisis de memorias escritas de fuentes históricas: la Resolución del CONSEPE 47º/1977, el Mapa de Selección (perfil de candidatos) de 1987 a 1994 y el libro conmemorativo del 30º aniversario del Programa, dialogando con Lampert (2000), Saviani (2008), Ferreira (2012), entre otros autores. Como resultado, se evidenció la movilización del cuerpo del Programa en el relevamiento de fuentes y reflexiones entre los límites de los actos de conmemoración y rememoración en el trabajo celebrativo y en la redacción de las primeras impresiones sobre la Historia y Memorias del PPGE/UFPB.

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Biografía del autor/a

Felipe Cavalcanti Ivo, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Educação e Tecnologia. Membro dos Grupos de Estudos História da Educação Brasileira, GT – PB e do Grupo de Estudos Memória,História e Educação.

Maria Elizete Guimarães Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com Pós-doutorado em Política Educativa pela Universidade do Minho/Portugal. Professora no Programas de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da Universidade Federal da Paraíba. Membro dos Grupos de Estudos História da Educação Brasileira e do Grupo de Estudos Memória, História e Educação.

Jean Carlo de Carvalho Costa, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Estágio Pós-Doutoral Sênior no Instituto de Educação, na área de História da Educação, na Universidade de Lisboa, no biênio 2015/2016, subsidiado pela fundação CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Professor Associado IV, na área de Sociologia da Educação, no Departamento de Fundamentação da Educação (Centro de Educação). É professor pesquisador, habilitado a orientar nos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (Centro de Educação) na Universidade Federal da Paraíba na Linha de História da Educação desde 2008. Coordenador da Linha de História da Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPB) no biênio 2016-2018 e no triênio 2018-2021. Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE_UFPB) no período compreendido entre 2018 e os dias atuais. Membro Titular do CONSEPE (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) no biênio 2019-2021. Desenvolve pesquisas e estudos sobre História Intelectual e dos Intelectuais, História Conceitual, Teoria e História da Educação, Democracia, Liberalismo, Perspectivas Pós-Socialistas e as suas interfaces com a Teoria do Reconhecimento. Integra no Diretório do CNPq o HISTED-BR (Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, atuando na Linha História Intelectual e dos Intelectuais, (auto) biografias e Estudos de Gênero, além de também o GHENO (Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista), constituído por professores dos Programas de Pós-Graduação em Educação e História, ambos na UFPB, bem como o Grupo História das Instituições e dos Intelectuais da Educação no Brasil (PUC-SP). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE).

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Publicado

2023-09-26

Cómo citar

IVO, F. C.; CARVALHO, M. E. G. .; COSTA, J. C. de C. PROGRAMA DE POSGRADO EN EDUCACIÓN DE LA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (PPGE/UFPB):: ENTRE CELEBRACIÓN Y REMEMORACIÓN (1977-1994). Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202350, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66821. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66821. Acesso em: 13 may. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil