O DISCURSO NEOCONSERVADOR: ANTAGONISMO E DISPUTAS
THE NEOCONSERVATIVE DISCOURSE: ANTAGONISM AND DISPUTES
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n3.56151Palavras-chave:
Neoconservadorismo, Discurso, Políticas educacionais, Movimentos sociaisResumo
No presente artigo analisamos o discurso do campo neconservador, à luz do conceito de hegemonia de Laclau e Mouffe, no seio do debate da relação entre educação e movimentos sociais. No referido campo, destacam-se o Escola Sem Partido e o Movimento Brasil Livre, os quais não consideramos como movimentos sociais, mas como uma prática articulatória em torno desse discurso conservador e que é antagônica ao campo que, historicamente, constitui-se como “movimentos sociais”. Na dinâmicas das relações de hegemonia, esse neoconservadorismo se organiza em oposição às conquistas obtidas nas políticas educacionais, ao longo dos governos petistas. Essa articulação inclui a elaboração de propostas para o campo educacional. Por outro lado, registra-se também a reorganização do campo dos movimentos sociais.
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