O DISCURSO NEOCONSERVADOR: ANTAGONISMO E DISPUTAS

THE NEOCONSERVATIVE DISCOURSE: ANTAGONISM AND DISPUTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n3.56151

Palavras-chave:

Neoconservadorismo, Discurso, Políticas educacionais, Movimentos sociais

Resumo

No presente artigo analisamos o discurso do campo neconservador, à luz do conceito de hegemonia de Laclau e Mouffe, no seio do debate da relação entre educação e movimentos sociais. No referido campo, destacam-se o Escola Sem Partido e o Movimento Brasil Livre, os quais não consideramos como movimentos sociais, mas como uma prática articulatória em torno desse discurso conservador e que é antagônica ao campo que, historicamente, constitui-se como “movimentos sociais”.  Na dinâmicas das relações de hegemonia, esse neoconservadorismo se organiza em oposição às conquistas obtidas nas políticas educacionais, ao longo dos governos petistas. Essa articulação inclui a elaboração de propostas para o campo educacional. Por outro lado, registra-se também a reorganização do campo dos movimentos sociais.

 

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Biografia do Autor

Cibele Rodrigues, FUNDAJ

Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades (Ufrpe/Fundaj) e do Mestrado Profissional de Ensino de Sociologia (ProfSocio)

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Documentos virtuais consultados
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https://une.org.br/noticias/forum-nacional-popular-de-educacao-vai-centrar-luta-contra-a-lei-da-mordaca/

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Publicado

2020-12-02

Como Citar

RODRIGUES, C. O DISCURSO NEOCONSERVADOR: ANTAGONISMO E DISPUTAS: THE NEOCONSERVATIVE DISCOURSE: ANTAGONISM AND DISPUTES. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 3, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n3.56151. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/56151. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Restaurações conservadoras no campo educacional na América Latina