Capitalismo, estado e educação:

as tendências das políticas educacionais, o limite do capital ao bem público e a PEC 55

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n3.53278

Palavras-chave:

PEC 55. Democracia capitalista. Políticas educacionais. Subjetividade. Poder.

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar, à luz das teorias sobre a influência do capitalismo e do neoliberalismo, a Proposta de Emenda Constitucional 241/2016, ou PEC 55, e o contexto das políticas educacionais brasileiras. A análise documental e a revisão teórica de bibliografia serão as metodologias básicas aqui empregadas. A teoria crítica será o enfoque principal, auxiliado pelas possibilidades da sociologia simmeliana e da perspectiva fenomenológica da ação. Sendo assim, é possível perceber a institucionalização da técnica de gestão do estado democrático capitalista, a impossibilidade de representação política das massas, a diluição dos direitos básicos para o bem comum dos eleitores e a repercussão negativa desse processo na educação. A contradição entre conservadorismo e liberalismo deixa de existir e dá margem à junção de neoliberalismo e neoconservadorismo na gestão tecnocrática do Estado, ganhando aspectos de subjetividade dos setores no poder.

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Biografia do Autor

Victor de Araújo, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), graduando em Filosofia pela Universidade Paulista (UNIP).

Jaqueline Santos Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora da Rede Pública Estadual de Minas Gerais.

Valter Machado da Fonseca, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutor em Educação/UFU. Professor da Universidade Federal de Viçosa.

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Publicado

2022-11-11

Como Citar

DE ARAÚJO, V.; SANTOS OLIVEIRA, J. .; VALTER MACHADO DA FONSECA, V. M. da F. Capitalismo, estado e educação: : as tendências das políticas educacionais, o limite do capital ao bem público e a PEC 55. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 3, p. e-rte313202206, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n3.53278. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/53278. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA