MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO SUPERIOR DAS MULHERES:

PERCURSOS FORMATIVOS DAS ATIVISTAS DO COLETIVO LUTAS E CORES EM CARUARU-PE

Autores

  • Allene Carvalho Lage UFPE
  • Perycles Emmanoel Macedo UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n1.61262

Palavras-chave:

Educação Superior, Movimentos Sociais, Educação

Resumo

Este artigo pretende identificar os principais elementos formativos que contribuíram para que as mulheres ativistas do Coletivo LGBT Lutas e Cores ingressassem nos movimentos sociais. Em nosso referencial teórico, procuramos definir os movimentos sociais e destacar seu caráter educativo, bem como buscamos discutir a educação superior no Brasil como nível de ensino que incide sobre o desenvolvimento da consciência política. O estudo de campo foi elaborado a partir de uma abordagem qualitativa, foi adotado o Método do Caso Alargado e a entrevista semiestruturada para levantamento dos dados empíricos que foram trabalhados através da Análise do Conteúdo. Os resultados da pesquisa indicam haver uma relação de mútua influência entre os movimentos sociais e o ensino superior e apontam que o trato científico das pautas políticas, tanto nos movimentos sociais quanto na academia, assim como o encontro formativo com diversidade de ideias em ambos os espaços, foram os principais elementos formativos que contribuíram para que essas mulheres ativistas ingressassem nos movimentos sociais.

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Publicado

2022-04-05

Como Citar

CARVALHO LAGE, A. .; MACEDO, P. E. MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO SUPERIOR DAS MULHERES:: PERCURSOS FORMATIVOS DAS ATIVISTAS DO COLETIVO LUTAS E CORES EM CARUARU-PE. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 1–20, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n1.61262. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/61262. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA