A Aprendizagem baseada em desafios e suas contribuições inovadoras mediadas pelos recursos tecnológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.63381

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Aprendizagem Baseada em Desafios, Challenge Based Learning

Resumo

No universo atualizado e diversificado das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, há propostas metodológicas com características cada vez mais evolutivas e instigantes.  Este trabalho propõe-se a analisar a Aprendizagem Baseada em Desafios (ABD), identificando suas origens, características, e de que forma ela contribui na discussão de uma proposta de ensino conectada à nossa realidade permeada pela tecnologia.  Para tal, enquanto metodologia de pesquisa foram utilizadas pesquisas bibliográficas que proporcionassem um mergulho profundo nos fundamentos do tema, acessando relatos de experiencias, guias e autores relevantes.  Os resultados apresentam um compêndio da evolução da ABD enquanto metodologia ativa, e de que forma ela contribui para a inovação no ensino, almejando-se assim, promover discussões e trazer contribuições a outros estudos nesta área, além de inspirar pesquisadores à novas incursões científicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Francisco Costa dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde). Mestrado em Direitos Humanos, Cidadania e Violência pelo Centro Universitário UNIEURO.

Alexandre Guilherme Motta Sarmento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação em Ciências (UFSM), Pós-Doutor em Ciência da Computação (UEM), com vínculo profissional junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), atuando como Analista em Ciência e Tecnologia.

Referências

APPLE. Apple Classrooms of Tomorrow-Today. Cupertino, California/USA: Apple, 2008.

BECKER, F. O que é construtivismo? 82. ed. Brasilia: Revista de Educação AEC, v. 21, 1992. 7-15 p.

FISHER, C. W. The influence of hight computer access on student empowerment (an exploratory study of the Nashville ACOT Site). University of Colorado: Apple Computer, Inc, 1989.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Editora Cortez, 1989.

KNAP, L. ACOT Classroom Networks: Today and Tomorrow. ACOT Report #5. Apple Computer, Inc. Cupertino, California, Estados Unidos da América., p. 11. 1989.

MORAN, J. Mudar a forma de ensinar e aprender. Revista Interações, São Paulo, V, 2000. 57-72.

NICHOLS, M. H.; CATOR, K. Challenge Based Learning White Paper. Cupertino, California: Apple, Inc., 2008.

NICHOLS, M.; CATOR, K.; TORRES, M. Challenge Based Learner User Guide. Redwood City, California: Digital Promise, 2016.

PIAGET, J. Biologia e conhecimento: ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognoscitivos. Tradução de F M Guimarães. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2003 - original de 1967.

SANDHOLTZ, J. H.; RINGSTAFF, C.; DWYER, D. C. Ensinando com Tecnologia: criando salas de aula centradas nos alunos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

Downloads

Publicado

2023-07-09

Como Citar

COSTA DOS SANTOS, F. F.; MOTTA SARMENTO, A. G. A Aprendizagem baseada em desafios e suas contribuições inovadoras mediadas pelos recursos tecnológicos. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202335, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.63381. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/63381. Acesso em: 28 abr. 2024.