A Aprendizagem baseada em desafios e suas contribuições inovadoras mediadas pelos recursos tecnológicos
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.63381Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Aprendizagem Baseada em Desafios, Challenge Based LearningResumo
No universo atualizado e diversificado das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, há propostas metodológicas com características cada vez mais evolutivas e instigantes. Este trabalho propõe-se a analisar a Aprendizagem Baseada em Desafios (ABD), identificando suas origens, características, e de que forma ela contribui na discussão de uma proposta de ensino conectada à nossa realidade permeada pela tecnologia. Para tal, enquanto metodologia de pesquisa foram utilizadas pesquisas bibliográficas que proporcionassem um mergulho profundo nos fundamentos do tema, acessando relatos de experiencias, guias e autores relevantes. Os resultados apresentam um compêndio da evolução da ABD enquanto metodologia ativa, e de que forma ela contribui para a inovação no ensino, almejando-se assim, promover discussões e trazer contribuições a outros estudos nesta área, além de inspirar pesquisadores à novas incursões científicas.
Downloads
Referências
APPLE. Apple Classrooms of Tomorrow-Today. Cupertino, California/USA: Apple, 2008.
BECKER, F. O que é construtivismo? 82. ed. Brasilia: Revista de Educação AEC, v. 21, 1992. 7-15 p.
FISHER, C. W. The influence of hight computer access on student empowerment (an exploratory study of the Nashville ACOT Site). University of Colorado: Apple Computer, Inc, 1989.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Editora Cortez, 1989.
KNAP, L. ACOT Classroom Networks: Today and Tomorrow. ACOT Report #5. Apple Computer, Inc. Cupertino, California, Estados Unidos da América., p. 11. 1989.
MORAN, J. Mudar a forma de ensinar e aprender. Revista Interações, São Paulo, V, 2000. 57-72.
NICHOLS, M. H.; CATOR, K. Challenge Based Learning White Paper. Cupertino, California: Apple, Inc., 2008.
NICHOLS, M.; CATOR, K.; TORRES, M. Challenge Based Learner User Guide. Redwood City, California: Digital Promise, 2016.
PIAGET, J. Biologia e conhecimento: ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognoscitivos. Tradução de F M Guimarães. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2003 - original de 1967.
SANDHOLTZ, J. H.; RINGSTAFF, C.; DWYER, D. C. Ensinando com Tecnologia: criando salas de aula centradas nos alunos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).