A Aprendizagem baseada em desafios e suas contribuições inovadoras mediadas pelos recursos tecnológicos
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.63381Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Aprendizagem Baseada em Desafios, Challenge Based LearningResumo
No universo atualizado e diversificado das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, há propostas metodológicas com características cada vez mais evolutivas e instigantes. Este trabalho propõe-se a analisar a Aprendizagem Baseada em Desafios (ABD), identificando suas origens, características, e de que forma ela contribui na discussão de uma proposta de ensino conectada à nossa realidade permeada pela tecnologia. Para tal, enquanto metodologia de pesquisa foram utilizadas pesquisas bibliográficas que proporcionassem um mergulho profundo nos fundamentos do tema, acessando relatos de experiencias, guias e autores relevantes. Os resultados apresentam um compêndio da evolução da ABD enquanto metodologia ativa, e de que forma ela contribui para a inovação no ensino, almejando-se assim, promover discussões e trazer contribuições a outros estudos nesta área, além de inspirar pesquisadores à novas incursões científicas.
Downloads
Referências
APPLE. Apple Classrooms of Tomorrow-Today. Cupertino, California/USA: Apple, 2008.
BECKER, F. O que é construtivismo? 82. ed. Brasilia: Revista de Educação AEC, v. 21, 1992. 7-15 p.
FISHER, C. W. The influence of hight computer access on student empowerment (an exploratory study of the Nashville ACOT Site). University of Colorado: Apple Computer, Inc, 1989.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Editora Cortez, 1989.
KNAP, L. ACOT Classroom Networks: Today and Tomorrow. ACOT Report #5. Apple Computer, Inc. Cupertino, California, Estados Unidos da América., p. 11. 1989.
MORAN, J. Mudar a forma de ensinar e aprender. Revista Interações, São Paulo, V, 2000. 57-72.
NICHOLS, M. H.; CATOR, K. Challenge Based Learning White Paper. Cupertino, California: Apple, Inc., 2008.
NICHOLS, M.; CATOR, K.; TORRES, M. Challenge Based Learner User Guide. Redwood City, California: Digital Promise, 2016.
PIAGET, J. Biologia e conhecimento: ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognoscitivos. Tradução de F M Guimarães. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2003 - original de 1967.
SANDHOLTZ, J. H.; RINGSTAFF, C.; DWYER, D. C. Ensinando com Tecnologia: criando salas de aula centradas nos alunos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).