A importância da pesquisa na formação de professores(as) durante os estágios curriculares supervisionados:

contribuições de Paulo Freire

Autores

  • Lucimara Cristina de Paula Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Estágios supervisionados, Desenvolvimento crítico, Paulo Freire.

Resumo

Este artigo aborda a formação inicial e continuada de docentes com fundamentação epistemológica em Paulo Freire. Analisa como o pensamento e a práxis frerianos oferecem bases para orientação e acompanhamento dos estágios em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresenta-se um relato fundamentado na obra de Paulo Freire sobre como tem-se compreendido a etapa dos estágios curriculares supervisionados, no curso de Pedagogia, sua relevância na formação inicial de professoras(es) e como o pensamento e a práxis frerianos oferecem as bases para o trabalho de orientação e acompanhamento dos estágios em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Descreve e analisa elementos e fenômenos dos estágios supervisionados de formação à luz do pensamento de Paulo Freire, argumentando em prol do desenvolvimento crítico dos conteúdos de estágio. Conclui que formar docentes coloca questões fundamentais, iluminadas pelo pensamento e pela práxis de Paulo Freire na atualidade, o que enseja um novo projeto educativo na formação docente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimara Cristina de Paula, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciada em Pedagogia pela UNESP de Araraquara; Mestrado em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara; Doutorado em Educação pela UFSCar

Referências

FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2006.

FREIRE, P. À sombra desta mangueira. São Paulo: Editora Olho d’Água, 2005.

FREIRE, P. Justificando o novo título: direitos humanos e educação libertadora. In: FREIRE, A. M. A.; MENDONÇA, E. F. Direitos Humanos e Educação Libertadora; gestão democrática da educação pública na cidade de São Paulo. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho d’Água, 1998.

PAULA, L. C. de. A epistemologia de Paulo Freire na formação de pedagogos(as) durante os Estágios Curriculares Supervisionados. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, n. e2017067, p. 1-23, 2020.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2011.

ROMÃO, J. E. Paulo Freire e a Universidade. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 24, p. 89-105, 2013.

SEVERINO, A. J.; PIMENTA, S. G. Apresentação da Coleção. In: PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2011. p.11-19.

Downloads

Publicado

2022-11-11

Como Citar

CRISTINA DE PAULA, L. A importância da pesquisa na formação de professores(as) durante os estágios curriculares supervisionados: : contribuições de Paulo Freire. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 3, p. e-rte313202211, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64777. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático – A contribuição do Legado de Paulo Freire para as experiências