A importância da pesquisa na formação de professores(as) durante os estágios curriculares supervisionados:

contribuições de Paulo Freire

Authors

  • Lucimara Cristina de Paula Universidade Estadual de Ponta Grossa

Keywords:

Estágios supervisionados, Desenvolvimento crítico, Paulo Freire.

Abstract

Este artigo aborda a formação inicial e continuada de docentes com fundamentação epistemológica em Paulo Freire. Analisa como o pensamento e a práxis frerianos oferecem bases para orientação e acompanhamento dos estágios em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresenta-se um relato fundamentado na obra de Paulo Freire sobre como tem-se compreendido a etapa dos estágios curriculares supervisionados, no curso de Pedagogia, sua relevância na formação inicial de professoras(es) e como o pensamento e a práxis frerianos oferecem as bases para o trabalho de orientação e acompanhamento dos estágios em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Descreve e analisa elementos e fenômenos dos estágios supervisionados de formação à luz do pensamento de Paulo Freire, argumentando em prol do desenvolvimento crítico dos conteúdos de estágio. Conclui que formar docentes coloca questões fundamentais, iluminadas pelo pensamento e pela práxis de Paulo Freire na atualidade, o que enseja um novo projeto educativo na formação docente. 

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Author Biography

Lucimara Cristina de Paula, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciada em Pedagogia pela UNESP de Araraquara; Mestrado em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara; Doutorado em Educação pela UFSCar

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Published

2022-11-11

How to Cite

CRISTINA DE PAULA, L. A importância da pesquisa na formação de professores(as) durante os estágios curriculares supervisionados: : contribuições de Paulo Freire. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 3, p. e-rte313202211, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64777. Acesso em: 19 may. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático – A contribuição do Legado de Paulo Freire para as experiências