O método Paulo Freire de alfabetização nas 40 Horas em Angicos:
o que dizem os jornais brasileiros (1962-1964)
Palavras-chave:
Método Paulo Freire, Alfabetização de Jovens e Adultos, 40 horas de Angicos, Jornal, Paulo FreireResumo
Objetiva-se analisar as representações do método de alfabetização de adultos de Paulo Freire nas 40 horas em Angicos/RN, a partir dos jornais brasileiros, em um recorte temporal de 1962-1964. Enunciada como um marco na história da educação brasileira, essa experiência que se aproxima do sexagenário, é mundialmente conhecida como “As 40 horas de Angicos”, sendo apontada como sinônimo de uma das experiências mais exitosas na história da Educação de Jovens e Adultos, resultando na alfabetização de 300 pessoas, em 40 horas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental, para tal recorreu-se aos jornais brasileiros disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira, da Fundação Biblioteca Nacional (BNDigital), no qual Luca (2006) e Zicman (1985) contribuíram com o entendimento de periódicos da imprensa como fonte. A pesquisa está situada no campo da história da educação, notadamente na dimensão da história cultural conforme Chartier (1990). Concluímos, que a ênfase deste trabalho, centrou-se no Método Paulo Freire de Alfabetização, para Educação de Jovens e Adultos e na reminiscências dos jornais brasileiros (1962 à 1964), contribuindo assim para o campo epistemológico da história da educação de jovens e adultos no Brasil. Pela pesquisa foi possível identificar e mapear representações em torno do método Paulo Freire de alfabetização e sua aplicação em Angicos, assim como do autor do método. Corroborando assim para a construção da manifestar das memórias da educação de jovens e adultos no processo de ressignificação da cultura de libertação de um povo, através da educação.
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Referências
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