O método Paulo Freire de alfabetização nas 40 Horas em Angicos:

o que dizem os jornais brasileiros (1962-1964)

Autores

  • Ingrid Daniela Fernandes da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE https://orcid.org/0000-0001-9274-0652
  • Olivia Morais de Medeiros Neta UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Palavras-chave:

Método Paulo Freire, Alfabetização de Jovens e Adultos, 40 horas de Angicos, Jornal, Paulo Freire

Resumo

Objetiva-se analisar as representações do método de alfabetização de adultos de Paulo Freire nas 40 horas em Angicos/RN, a partir dos jornais brasileiros, em um recorte temporal de 1962-1964. Enunciada como um marco na história da educação brasileira, essa experiência que se aproxima do sexagenário, é mundialmente conhecida como “As 40 horas de Angicos”, sendo apontada como sinônimo de uma das experiências mais exitosas na história da Educação de Jovens e Adultos, resultando na alfabetização de 300 pessoas, em 40 horas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental, para tal recorreu-se aos jornais brasileiros disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira, da Fundação Biblioteca Nacional (BNDigital), no qual Luca (2006) e Zicman (1985) contribuíram com o entendimento de periódicos da imprensa como fonte. A pesquisa está situada no campo da história da educação, notadamente na dimensão da história cultural conforme Chartier (1990). Concluímos, que a ênfase deste trabalho, centrou-se no Método Paulo Freire de Alfabetização, para Educação de Jovens e Adultos e na reminiscências dos jornais brasileiros (1962 à 1964), contribuindo assim para o campo epistemológico da história da educação de jovens e adultos no Brasil. Pela pesquisa foi possível identificar e mapear representações em torno do método Paulo Freire de alfabetização e sua aplicação em Angicos, assim como do autor do método. Corroborando assim para a construção da manifestar das memórias da educação de jovens e adultos no processo de ressignificação da cultura de libertação de um povo, através da educação.

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Biografia do Autor

Ingrid Daniela Fernandes da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Olivia Morais de Medeiros Neta, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Doutorado em Educação, mestrado em História e graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista Produtividade em Pesquisa - PQ 2/CNPq. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atua como professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 

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Publicado

2022-11-11

Como Citar

FERNANDES DA SILVA, I. D.; MORAIS DE MEDEIROS NETA, O. O método Paulo Freire de alfabetização nas 40 Horas em Angicos: : o que dizem os jornais brasileiros (1962-1964). Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 3, p. e-rte313202209, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/61607. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático – A contribuição do Legado de Paulo Freire para as experiências