A importância da pesquisa na formação de professores(as) durante os estágios curriculares supervisionados:
contribuições de Paulo Freire
Palabras clave:
Estágios supervisionados, Desenvolvimento crítico, Paulo Freire.Resumen
Este artigo aborda a formação inicial e continuada de docentes com fundamentação epistemológica em Paulo Freire. Analisa como o pensamento e a práxis frerianos oferecem bases para orientação e acompanhamento dos estágios em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresenta-se um relato fundamentado na obra de Paulo Freire sobre como tem-se compreendido a etapa dos estágios curriculares supervisionados, no curso de Pedagogia, sua relevância na formação inicial de professoras(es) e como o pensamento e a práxis frerianos oferecem as bases para o trabalho de orientação e acompanhamento dos estágios em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Descreve e analisa elementos e fenômenos dos estágios supervisionados de formação à luz do pensamento de Paulo Freire, argumentando em prol do desenvolvimento crítico dos conteúdos de estágio. Conclui que formar docentes coloca questões fundamentais, iluminadas pelo pensamento e pela práxis de Paulo Freire na atualidade, o que enseja um novo projeto educativo na formação docente.
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