Educação das Relações Étnico-Raciais e as percepções dos professores do IFCE-Campus Canindé sobre suas concepções e práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.71311Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Antirracista, Promoção da Igualdade RacialResumo
Tencionando contribuir com a produção de conhecimento sobre a questão étnico-racial, este artigo apresenta reflexões sobre o racismo e a estruturação das classes sociais no Brasil. Para tanto, aborda a relação existente entre questão social e questão racial decorrentes da formação da sociedade brasileira. Discute ainda sobre as ações do Estado para a promoção da igualdade racial com foco na política educacional. E apresenta os resultados da pesquisa empreendida junto aos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus Canindé, que busca identificar as estratégias pedagógicas e conhecer as percepções dos professores sobre as contribuições de suas concepções e práticas. Para tanto, realizou-se entrevistas com professores dos cursos de licenciatura em Matemática e Educação Física. Concluiu-se que a questão étnico-racial é percebida como um tema transversal e a reflexão sobre o racismo e suas expressões no ambiente escolar está distante do cotidiano de professores e alunos.
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