Educação das Relações Étnico-Raciais e as percepções dos professores do IFCE-Campus Canindé sobre suas concepções e práticas pedagógicas

Autores

  • Francisca Rejane Bezerra Andrade UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Mayara Cely Paulo Da Silva Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.71311

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Antirracista, Promoção da Igualdade Racial

Resumo

Tencionando contribuir com a produção de conhecimento sobre a questão étnico-racial, este artigo apresenta reflexões sobre o racismo e a estruturação das classes sociais no Brasil. Para tanto, aborda a relação existente entre questão social e questão racial decorrentes da formação da sociedade brasileira. Discute ainda sobre as ações do Estado para a promoção da igualdade racial com foco na política educacional. E apresenta os resultados da pesquisa empreendida junto aos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus Canindé, que busca identificar as estratégias pedagógicas e conhecer as  percepções dos professores sobre as contribuições de suas concepções e práticas. Para tanto, realizou-se entrevistas com professores dos cursos de licenciatura em Matemática e Educação Física. Concluiu-se que a questão étnico-racial é percebida como um tema transversal e a reflexão sobre o racismo e suas expressões no ambiente escolar está distante do cotidiano de professores e alunos.

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Biografia do Autor

Mayara Cely Paulo Da Silva Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2009) e Especialização em Serviço Social, Políticas Públicas e Direitos Sociais (2016) na mesma instituição. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE UECE (2018). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Exclusão Social (GEPPES) na UECE de 2014-2018. Assistente Social da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA) da UFRN, trabalhando com inclusão de estudantes com deficiência ou necessidades educacionais específicas - NEEs. Servidora do Instituto Federal do Ceará, tendo trabalhado nos campi Tianguá e Canindé e Campus Goiânia Oeste do Instituto Federal de Goiás (IFG) com a execução do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social na educação, direitos sociais, educação e relações étnico-raciais na educação. Atuou na Política de Assistência Social, como Assistente Social nos municípios de Maracanaú na Proteção Social Básica e Quixadá na Proteção Social Especial de Média Complexidade.

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Publicado

2025-02-04

Como Citar

BEZERRA ANDRADE, F. R.; PAULO DA SILVA MEDEIROS, M. C. . Educação das Relações Étnico-Raciais e as percepções dos professores do IFCE-Campus Canindé sobre suas concepções e práticas pedagógicas. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 34, n. 1, p. e-rte341202516, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.71311. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/71311. Acesso em: 20 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê "DIVERSIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISS