O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA AO SIGNIFICADO PEDAGÓGICO
Abstract
Tendo como pressuposto a importância do jogo na Educação Infantil, o objetivo deste artigo é fundamentar o jogo como experiência estética, pois a partir daí é possível concretizá-lo como espaço construção pedagógica na educação das crianças. Refletimos, desse modo, sobre a qualidade da uma prática pedagógica que prioriza o jogo como circunstância de ação, capaz de propiciar às crianças o conhecimento sensível de si, do outro e do mundo, ou seja, a experiência estética. Entendemos que compreender o jogo como experiência estética e espaço pedagógico na Educação Infantil exige entendê-lo como fenômeno fundamentalmente coincidente com a capacidade de movimentar-se das crianças, pois o movimento expressivo, em uma perspectiva fenomenológica, permite às crianças dialogar com os outros e consigo mesmas a partir deste modo específico de produzir linguagem: sendo corpo em movimento. Conclui-se que conferir ao jogo e ao movimento o estatuto de substrato da experiência é fonte para designar qualidades pedagógicas às experiências educativas das crianças, e propõe-se o jogo como base de todo processo pedagógico na Educação Infantil, na medida em que se manifesta como e significação e, portanto, em aprendizagem.
Palavras-chave: Jogo. Educação Infantil. Experiência. Estética. Movimento Humano.
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