Análise de uma proposta de estratégia de ensino baseada em uma metodologia ativa na formação de professores de Química, Física e Biologia
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.69536Palavras-chave:
Metodologias ativas, Formação de professores, Estratégia de ensinoResumo
Objetivou-se, nesse estudo, analisar a percepção de professores em formação em relação a estratégia de ensino fundamentada em metodologias ativas. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, desenvolvida em três etapas em uma universidade federal, em que foram analisadas as percepções de 42 estudantes de três cursos de licenciatura (Química, Física e Biologia). Os relatos evidenciaram que os estudantes expressaram percepções positivas sobre a experiência e reconheceram que as metodologias ativas estimulam o protagonismo do estudante, promovendo uma aprendizagem contextualizada e a interação entre pares. Vislumbra-se a importância de estimular e capacitar os futuros professores quanto ao uso de metodologias ativas em suas áreas de conhecimento, de modo a favorecer sua práxis e oportunizar uma aprendizagem mais significativa na área de formação.
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