PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE AÇÃO COMUNITÁRIA

Autores

  • Emmanuel Fernandes Falcão Universidade Federal Da Paraíba
  • Maria Edileuza da Cunha Universidade Federal Da Paraíba
  • Claudia Maria Montenegro C. da Cunha Barros Universidade Federal Da Paraíba
  • Ana Paula P. Falcão Universidade Federal Da Paraíba
  • Márcia Andréa de Oliveira Universidade Federal Da Paraíba
  • Kennedy de Carvalho Andrade Universidade Federal Da Paraíba
  • Kátia Cordeiro Antas Universidade Federal Da Paraíba
  • Kathia Aragon Zamata Universidade Federal Da Paraíba
  • Patrícia Melo Assunção Universidade Federal Da Paraíba
  • Pedro Nóbrega Saraiva Universidade Federal Da Paraíba
  • Francisca Maria Félix de Lima Universidade Federal Da Paraíba
  • Rita de Cássia de Lima Universidade Federal Da Paraíba

Palavras-chave:

Interdisciplinar, Comunidades, Atividades teórico-práticas, Cidadania

Resumo

Vários Projetos de pesquisa têm sido desenvolvidos na perspectiva de revelar o verdadeiro papel da universidade, o qual não seria o de mero modelo tradicional, estritamente teórico, praticado nas salas de aula e que, muitas vezes, não condiz com a realidade mas o de articulador e construtor de ações concretas e contextualizadas, nas quais o econômico, o social, o simbólico e o real se articulam, resultando assim na possibilidade do exercício da cidadania. É nessa perspectiva que foi elaborado o Programa Interdisciplinar de Ação Comunitária, que tem como objetivo principal a discussão sobre a sociedade, sobretudo, a relação da universidade para com as suas demandas, resgatando assim a essência na Extensão, na busca de qualidade de vida e direitos à cidadania. De caráter interdisciplinar este Programa articula diversas áreas do conhecimento e adota como referencial teórico a Teoria da complexidade, a qual considera de forma integrada as várias ciências. Além disso, trabalhamos em parceria com instituições públicas e privadas, ONG’s e organizações de classes. De forma participativa, desenvolvemos atividades teórico-práticas e tomamos ainda como recursos metodológicos estudos, apresentação e discussão de textos, vídeos, relatórios e trocas de experiências sobre a realidade e as principais demandas das comunidades. Através das várias atividades de ensino, pesquisa e extensão, além da promoção das diversas comunidades envolvidas em tal Programa, assim como maior estímulo ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos bolsistas extensionistas, tornando-o mais produtivo e abrangente. Tendo em vista a principal preocupação desse Programa não apresenta caráter imediatista, mas sim a promoção da comunidade, como também a melhoria da capacidade acadêmica do aluno e aproximação cada vez maior da universidade com a comunidade, fazendo-se valer dessa forma verdadeiro valor e a importância da universidade para a sociedade como um todo.    

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Referências

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1993.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação?. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

GRAMSCI, Antônio. Concepção Dialética da História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986.

MORIN, Edgar. O método. Mem Martins: Europa América, 1997.

______________. 1921 - O Enigma do Homem!. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

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Publicado

29.05.2024